sábado, 19 de março de 2016

PSDB define pré-candidatura de Noel de Carvalho em Resende


Resende – O PDSB de Resende apontou o ex-prefeito e ex-deputado federal Noel de Carvalho como o único pré-candidato à prefeitura. Até recentemente, o partido avaliava também o nome de Marinho Periquito para encabeçar a chapa tucana na eleição de outubro.
O empresário Edgar Moreira, integrante da executiva municipal do partido, disse que a opção pelo nome do ex-deputado e ex-prefeito é uma forma de promover a mudança com a certeza de sucesso.
— O Noel está afastado de cargos eletivos há mais de dez anos, o que o deixa numa posição muito confortável: por estar longe do poder há tanto tempo, ele representa uma renovação; por outro lado, ao assumir a prefeitura, ele estará tranquilo, já que tem vasta experiência administrativa e conhece todo mundo nas esferas estadual e federal de governo, o que vai facilitar os contatos e a busca de recursos — disse Edgar.
De acordo com o empresário, a nominata de pré-candidatos a vereador também já está fechada, no limite máximo estabelecido pela legislação. São 26 tucanos disputando cadeiras na Câmara Municipal, com possibilidades concretas, na avaliação do integrante da Executiva, de eleger três parlamentares.

Programa de governo
O PSDB está montando seu programa de governo a partir de consultas feitas à população em todo o município.
— As pessoas falam de suas prioridades e o partido ouve, sem discriminação de nenhum tipo. Essas demandas serão reunidas, tabuladas e enviadas ao Instituto Teotônio Vilela (órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB), onde serão formatadas tecnicamente para se tornarem um plano de governo feito de forma democrática — afirma Edgar.

Escolha do vice
O nome do candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada por Noel de Carvalho será escolhido entre os que forem propostos pelos partidos aliados, que até o momento são seis. De acordo com Edgar, a decisão será tomada com base em pesquisas: “O nome que tiver mais apoio da população será o escolhido. Não haverá, nesta campanha, intervenções de cima para baixo, nem de lado. Tudo será feito de modo democrático”, conclui o dirigente partidário.
Fonte: http://diariodovale.com.br/politica/psdb-define-pre-candidatura-de-noel-de-carvalho-em-resende/

Vereadores aproveitam janela eleitoral e trocam de partidos

Fotografada por Arquivo

Aproveitando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 91/2016, promulgada em 18 de fevereiro, que fixa uma janela de 30 dias para que todo detentor de mandato eletivo possa se desfiliar de partidos sem perder o mandato por infidelidade partidária, dois vereadores do município trocaram de partido. O primeiro foi o vereador Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa, que deixou o Solidariedade e se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Já o vereador José Valdir Dias, o Macarrão, trocou, ontem, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB).
Para o vereador Barra Mansa, a simpatia pela história das lutas democráticas PMDB e a tradição de bom desempenho eleitoral pesaram na sua escolha. “E este espaço de lutas em prol da democracia é que acredito e desejo investir. Claro que a busca de um bom desempenho nas urnas em outubro próximo também pesaram na balança”, disse o parlamentar, agradecendo ao Solidariedade o espaço que lhe proporcionou, que estava avaliando com bastante atenção o quadro da sucessão municipal e entendeu que era o momento de buscar uma nova legenda, onde crê que sua contribuição poderá ser ainda maior.“Chego ao PMDB para somar e contribuir com os companheiros. Com a mesma humildade que sempre tive, mas acreditando que podemos sempre avançar ainda mais do que o que já fizemos até o momento”, opinou o parlamentar.
Com a ficha já assinada e o ofício de desfiliação da sigla a que pertencia e de filiação ao PMDB já entregues à Justiça Eleitoral, Barra Mansa afirma que a receptividade dos companheiros de PMDB está sendo a melhor possível. “Creio que a minha maneira de ser, tranquilo e sempre disposto a ajudar, facilita nestes momentos. O PMDB me abriu suas portas com muito carinho. Reitero que chego para somar e contribuir”, destacou o vereador.
Outro que está estudando a possibilidade de trocar de partido é o vereador Francisco Stênio Aguiar Cunha, o Stênio, que está no Solidariedade. “Ainda não decidi se saio ou não. Vou esperar aos 45 minutos do segundo tempo”, comentou o vereador, sem informar para qual partido está pensando em se filiar.
POR SE SENTIR DESCONFORTADO
Na tarde de ontem, o vereador Macarrão, contou que optou trocar de sigla partidária por não se sentir confortável dentro do PDT após a indicação do vereador Luis Fernando de Oliveira Pedra como pré-candidato as eleições municipais. “Eu não me senti muito bem dentro do PDT quando lançaram a pré-candidatura do vereador Pedra para o Executivo sem ouvir os membros do partido. Isso foi mais uma imposição. Ainda mais que eu tinha pretensão de colocar meu nome à disposição para concorrer à vaga do Executivo. Por isso, resolvi sair do PDT”, destacou o parlamentar, que optou por filiar-se ao PRB. “Já fui do PRB e me identifico com a sigla. O PRB é um partido mais consolidado e disposto a ouvir seus membros antes de tomar qualquer decisão”, dispara.
O vereador também falou sobre a possibilidade de não concorrer a nenhum cargo na próxima na eleição municipal de outubro. “Pela atual situação política e econômica do país estou revendo a minha decisão de não concorrer a nenhum cargo público nas próximas eleições. Não me encontro mais no cenário político do país. Está ocorrendo muita desordem no cenário político em geral e na concordo com a falta de impunidade. A gente quer trabalhar em prol da população e não consegue fazer nada”, disse desapontado o parlamentar.
POLÍTICOS PODEM TROCAR DE SIGLA ATÉ HOJE
O prazo para a troca de partido sem o risco de cair na infidelidade partidária e perder os mandatos termina hoje. A janela, segundo a secretaria geral do Congresso, vale para políticos eleitos pelo sistema proporcional, como deputados e vereadores. Senadores, presidente da República, governadores e prefeitos, por serem eleitos no sistema majoritário, podem trocar de partido quando desejarem.
A criação do prazo para troca de partido faz parte da chamada reforma política, um conjunto de medidas que tratam, entre outros temas, sobre modelos de financiamento de campanha, idade mínima para um candidato poder se eleger para um cargo político, reeleição e duração do mandato.
Já o prazo para filiação em um partido segue até o próximo dia 2.
Fonte: http://avozdacidade.com/site/noticias/politica/50492/

quarta-feira, 16 de março de 2016

Escritora lança livro na Fundação Casa de Cultura em Resende


Fotografada por Cynttia Freitas

A escritora carioca Babi Schholz vai fazer uma noite de autógrafo, nesta sexta-feira, na Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda (FCCMM) em Resende. A solenidade vai marcar o lançamento do primeiro livro da escritora, que está radicada em Itatiaia desde os dois anos de idade, o romance “Com Amor, Outono”. O encontro acontece a partir das 19 horas. A Casa de Cultura fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, no Centro Histórico de Resende.
O romance “Com Amor, Outono” publicado pela editora Anjo é o primeiro livro da escritora Babi Echholz, 22 anos. O livro tem como mote a história do casal Nina e Lucas. “Você já teve um sonho tão intenso a ponto de acordar e não saber se aconteceu de verdade ou existiu somente por uma noite enquanto dormia? Um banco, um parque, uma música. Até onde as coincidências podem chegar? Nina e Lucas são mais que namorados. São cúmplices, amigos, amantes. Moram em Porto Alegre, a ‘Europa’ do Brasil. A rotina ia muito bem até a chegada de uma amiga de infância de Lucas que o faz desejar estar sonhando para acordar deste pesadelo que foi perder a mulher que ama. Ele perdeu o amor, a vontade de ouvir música e de ir em seu lugar preferido. Mas, e se a vida lhe desse uma segunda chance? ", indaga a jovem escritora, lembrando que às vezes as pessoas não percebem a segunda chance da vida. “O que não percebemos é que as chances existem e elas aparecem das formas mais inusitadas. ‘Com Amor, Outono’ é um romance que norteia a rotina de um namoro duradouro. Nina e Lucas namoram há quase três anos e a rotina ia bem, sempre indo aos mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas se acostumando com o cômodo até Lia voltar a cidade e fazê-los repensar sobre várias questões através do inconsciente. Será que é preciso perder para dar valor? Ou o que carece é a falta de atenção? Descubra através desse romance divertido, emocionante e autêntico que nem sempre devemos esquecer um sonho que tivemos na noite passada”, convida a reflexão a autora.

Quem quiser saber o final deste romance não pode deixar de ler o livro que é comercializado nas páginas do facebook “babischholz” e “Com Amor, Outono” ou então comparecer na noite de autógrafos da escritora. “Quem quiser comprar o livro basta ir na página do facebook que eu envio para qualquer lugar do país”, informa Babi.
IDEIA DE ESCREVER O LIVRO
Babi explica que a vontade de escrever o romance, que tem 274 páginas, surgiu após assistir o filme “Um dia” de David Nicholls. “Estava em casa assistindo o filme quando em uma cena do romance comecei a imaginar um fim para o longa metragem. Pensei que eu já sabia o fim, mas o filme foi para outro lado, diferente do que havia imaginado. A partir daquela cena que assisti, comecei a imaginar outro fim, quando resolvi montar a minha própria história de romance”, conta a escritora. Ela ressalta que aproveitou a plataforma “Wattpad” - uma comunidade online criada desde 2006 para leitores e escritores publicarem artigos, histórias e poemas-para escrever todo o romance antes de sua edição impressa. “Demorei cerca de oito meses para escrever todo o livro. Cada semana lançava três capítulos na plataforma. A inspiração vinha todas as manhãs quandosentava no computador e já tinha as ideais prontas para os capítulos”, recorda Babi.

A jovem escritora contou ainda que foi surpreendida pela quantidade de visualizações e de comentários que recebia todas as vezes que publicava os capítulos. “A cada publicação ficava surpresa. Um belo dia percebi que o livro teve mais de quatro mil visualizações e mais de 700 comentários. Eu não imaginava que ia ter tanta repercussão dos leitores pedindo para que fizesse a edição impressa. Foi a partir daí que resolvi publicar meu romance”, disse a carioca, que para editar o livro de forma independente investiu todas as suas economias. “Com meu próprio recurso consegui fazer a primeira edição com 200 livros e agora estou ansiosa para o lançamento”, informa a escritora, que está cursando o último período de Letras – Português/Inglês, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), em Resende.
A escritora também destaca que já está trabalhando no novo romance, desta vez com indicação adulta. “Já comecei a escrever este novo romance que vai abordar sobre a descoberta da vida de uma pessoa. Ao contrario do meu primeiro livro, este terá um tom mais picante com cenas e linguagens mais forte. A publicação será mais voltada para os leitores adultos”, explica a autora, que já começou a postar os primeiros capítulos na plataforma“Wattpad”. “Todas as sextas-feiras eu lanço um trecho do meu novo livro”, completa.
Fonte: http://avozdacidade.com/site/noticias/variedades/50459/