A fábrica da Nissan em Resende (RJ) fica mais encorpada: desembarcaram as primeiras prensas que serão utilizadas no setor de estamparia da planta, que recebe investimento total de R$ 2,6 bilhões para sua construção. Importadas da Alemanha, as prensas que moldarão chapas das carrocerias têm entre 100 e 190 toneladas. Segundo a montadora, a previsão é de que o transporte das partes das prensas que estão no Porto do Rio de Janeiro até o local da fábrica seja concluído até o fim deste mês, quando terá início a montagem das máquinas e primeiros testes.
Os equipamentos fazem todo o trabalho de manuseio de chapas planas de aço, como corte, furos, dobras, repuxos e prensa com precisão uniforme para que sejam utilizadas para compor a estrutura do automóvel. Durante a operação, a chapa de metal é colocada em um molde específico, sendo pressionada para moldagem sob condições de pressão intensa. Posteriormente, é submetida a um ou mais processos secundários de galvanização para resistência à corrosão, soldas e desgaste extremo.
Segundo a montadora, a unidade brasileira será uma de suas fábricas mais modernas do mundo e sustentará seu plano de crescimento no mercado doméstico, com o objetivo de alcançar 5% de participação até 2016. Atualmente, o share da marca está em 2%.
A fábrica, que terá área total construída de 220 mil metros quadrados em um terreno de 3,05 milhões de metros quadrados, tem previsão de entrega das obras ainda este ano, quando outras instalações, como pátios de recepção de contêineres e de estocagem de veículos, redes de energia elétrica, água, esgoto, incêndio e de distribuição de gases também deverão estar concluídas.
O projeto, informa a Nissan, também foi concebido para ser uma das mais sustentáveis do grupo. Entre os recursos que serão utilizados estão métodos de produção integrados, uso de equipamentos modernos, como robôs de última geração, gerenciamento de resíduos e dejetos e um cinturão verde em volta de toda a área do complexo, como forma de reduzir as emissões e ruídos.
Pelos planos, a Nissan pretende iniciar as operações da fábrica em janeiro de 2014, com a produção do March. Em julho, será a vez do Versa.
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