Os trabalhadores que utilizam o posto do Sine Resende estão encontrando um serviço mais ágil e eficiente, resultado das adequações promovidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda com a capacitação de servidores e aquisição de novos computadores. Nesta terça-feira teve início a segunda etapa do processo de capacitação aos servidores do posto. A unidade de responsabilidade do Governo do Estado com serviços em parceria com a Prefeitura de Resende tem como propósito realizar a intermediação entre trabalhadores e empregadores. Em março a Coordenação de Intermediação de Mão-de-obra da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) capacitou os servidores do Sine Resende para operar o sistema Mais Emprego no cadastro de mão-de-obra. Nesta segunda etapa a capacitação é direcionada para habilitar todos os servidores do Sine Resende ao atendimento também das requisições do seguro-desemprego. Ao menos 11 servidores de Resende são capacitados, tendo a companhia de três servidores da cidade de Porto Real.
O treinamento é ministrado pela coordenadora do Seguro-desemprego da Setrab, Ana Paula Farias da Silva. As aulas têm acompanhamento do secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet e da coordenadora do Sine Resende, Claudia Balieiro. As atividades terminam hoje, às 14 horas, na sede do Sine, situada a Rua Ezequiel Freire, nº 71, no Centro.
A coordenadora da SETRAB, frisa a importância da capacitação no SINE Resende auxiliando o atendimento do Ministério do Trabalho. “Nossa proposta é ampliar o total de servidores aptos a operar o sistema Mais Emprego, seja no atendimento inserindo dados da mão-de-obra ou para a requisição do seguro-desemprego. As instruções do seguro-desemprego são passadas em módulos, com apostilas e apresentação em slides. O primeiro módulo foca a legislação trabalhista, o segundo o sistema operacional de dados e o terceiro, teste com atendimento simulado. O propósito da Setrab é que o trabalhador possa usufruir do Sine e todos os serviços, de forma ágil e prática. Sabemos da dificuldade do Ministério do Trabalho na cidade e esse serviço torna-se ainda mais necessário”, afirma Ana Paula.
Atualmente a Agência de Atendimento ao Trabalhador (AAT), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, situada no Centro, enfrenta dificuldades no atendimento ao cidadão devido ao volume de requisições tendo apenas dois atendentes habilitados. Em janeiro, a SMTR buscou parceria com a AAT e uma das propostas é ampliar o atendimento no Sine Resende dividindo a demanda com a AAT. “Nosso trabalho é para garantir o serviço mais ágil e eficiente ao cidadão. Quem vai ao Sine Resende tem seu objetivo resolvido rapidamente e a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho é constante. Atualmente, empresas como a Armco e a Oi, firmam parceria com o SINE e convocamos trabalhadores para que façam no posto, as entrevistas com o RH das empresas. O SINE se consolida cada vez mais como um parceiro do trabalhador e queremos ampliar nossas estruturas. Em breve poderemos ter novidades”, afirma o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet.
COMPUTADORES
O Sine Resende já conta com oito novos computadores cedidos pela Setrab. O atendimento contará com 18 servidores habilitados em sistema de rodízio. Dobramos o total registrado em janeiro, quando a SMTR foi criada otimizando as ações no setor de emprego e renda no município. Os setores de Atendimento, Captação de dados, Chefia e Convocação de Vagas, tem novos micros e 100% de eficiência. “Com o total de 18 pessoas aptas ao atendimento pleno reduzimos drasticamente a fila de espera para o cadastro de trabalhadores. Na próxima semana o mesmo acontecerá com as requisições do seguro-desemprego. Hoje são, em média, 200 atendimentos ao trabalhador/dia e 60 requisições/dia. Os números tendem a dobrar e quem vem ao SINE já perceberá a agilidade no atendimento”, frisa a coordenadora do SINE Resende, Claudia Balieiro.
Para o secretário Kiko Besouchet, os investimentos são resultado da gestão da SMTR e o prefeito José Rechuan (PP) junto ao Governo do Estado. “Estamos providenciando todos os projetos idealizado pelo prefeito Rechuan, que espera da SMTR exatamente esse elo de apoio ao trabalhador. Buscar a inserção, qualificação e agilizar serviços aos cidadãos. Somos gratos ao apoio da Setrab que sempre nos auxiliou capacitando servidores e equipando nossa unidade, referência para a região das Agulhas Negras”, argumenta Besouchet. O Sine Resende funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a Rua Ezequiel Freire, nº 71, no Centro.
Fonte:
http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=1&cod=24985
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