sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Complexo Industrial da Nissan em Resende é eleito como melhor ‘case’ de sustentabilidade da América

Inaugurado em abril deste ano, o Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) foi o vencedor do Prêmio Americar 2015, na categoria sustentabilidade.  Promovido pela associação de jornalistas latino-americanos especializados na indústria automotiva (Americar), a premiação está em sua terceira edição e teve como jurados 52 profissionais de imprensa de 11 países.
case Nissan em Resende: uma fábrica ‘Verde’ reconheceu a nova unidade da Nissan no Brasil como uma das fábricas de automóveis mais modernas e sustentáveis da empresa e do mundo com seu conceito sustentável que vai além do uso de equipamentos de última geração e processos avançados de produção de veículos e motores. Entre os exemplos estão prédios que contam com sistemas de iluminação e ventilação naturais e o tratamento de resíduos, que recebe atenção especial com reutilização da água e segregação de resíduos sólidos para correta destinação de descarte. Além disso, um ”cinturão” verde está sendo plantado para circundar toda a área do complexo, reduzindo emissões e ruídos, e a Nissan também contribui para a preservação de áreas verdes da região, implantando uma Unidade de Conservação Ambiental na área da Lagoa da Turfeira, ao lado de seu complexo, que é fundamental para a sobrevivência de mais de 150 espécies de aves e do ecossistema.
O novo Complexo Industrial da Nissan, localizado em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro, recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões para ser uma das mais modernas do grupo Nissan em todo o mundo. Com capacidade para produzir até 200 mil veículos da plataforma V (de “versátil”) e 200 mil motores, o Complexo Industrial de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil.
O foco na qualidade fez a Nissan tomar a decisão de ter um Complexo Industrial completo no país – da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. Assim, a empresa garante seus elevados padrões mundiais de produção. Por isso, por exemplo, a empresa decidiu ter a área de estamparia e de injeção de plásticos dentro de sua unidade, algo incomum nas novas fábricas instaladas no Brasil em função da complexidade e dos elevados valores de investimentos que exigem. Com estas áreas integradas ao processo, se ganha, além de qualidade, em tempo de produção, redução de estoques e flexibilidade para o mix de fabricação.
Equipamentos de última geração e modernos processos de produção como os adotados na fábrica de veículos são usados na fábrica de motores da Nissan. Por produzir equipamentos de alta precisão técnica, a fabricação de motores ainda tem reforçada a área de controle de qualidade. Na linha de montagem há quatro portais de verificação de qualidade de componentes. O teste final de funcionamento é realizado em 100% dos motores produzidos na fábrica de Resende e também todos passam por testes de emissão de CO2, em vez de por amostragem, como é comumente realizado por outras empresas do setor. Tudo para garantir a qualidade de funcionamento do motor 1.6 16V flexfuel – equipado com bloco de alumínio –, que é um dos propulsores com melhor eficiência energética de sua categoria no Brasil, aliando desempenho e baixas emissões de CO2.
Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.

Reconhecimento latino americano    

Composta por jornalistas especializados do setor automotivo representando jornais, TVs, rádios, internet e outros meios de comunicação, e com grande experiência e conhecimento das várias áreas que compõem o mundo dos automóveis, a associação Americar está representada em 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai, Paraguai, Peru e Venezuela. O Prêmio Americar foi definido em duas fases, com pré-eleição e a eleição final, tendo cinco finalistas em cada uma de suas categorias.

Fonte: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Autos&id=135332

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Grupo Gênesis L2 fala sobre drogas em seu novo espetáculo



 O Grupo Teatral Gênesis L2 retorna ao palco do Teatro do Espaço Z nos dias 21, 22 e 23 de novembro (de sexta-feira até domingo), sempre às 20 horas com o espetáculo “Os Dois Caminhos” e trás muitas novidades.
   Com treze atores em cena a peça conta a história de Jaqueline (Andressa Bianchi), uma jovem pobre que sonha em vencer na vida, mas enfrenta grandes dificuldades em casa, principalmente com sua mãe Teresa (Sônia Pimenta), que está no mundo das drogas e não dá atenção as filhas Jaqueline e Lúcia (Kathyanne Lynda). Por influência dos amigos e achando que seria respeitada pela mãe, Jaqueline começa a usar drogas e em meio a tantas coisas, abandona a melhor amiga, a irmã e desafia marginais até que um deles promete vingança. Desse dia em diante Jaqueline tem que escolher entre dois caminhos a seguir: Continuar nas drogas até a morte ou superar esse problema e mudar de vida.
   “Os Dois Caminhos” é uma história inspirada em fatos reais e já foi encenada várias vezes pela Companhia LIATT, da qual Leandro Resende, diretor do espetáculo, também participa. “É uma história muito comovente. É quase impossível alguém assistir e não se emocionar. Na maioria das apresentações a plateia ainda vem nos saldar com lágrimas nos olhos. O problema com drogas está presente na vida de todos. Se alguém nunca se envolveu, ao menos conhece alguém que se envolveu ou até já morreu por essa peste que já chegou a todas as partes do mundo” – revela Resende.
   O espetáculo é a finalização da oficina de teatro que Leandro Resende ministra no Espaço do Saber, em Campos Elíseos, em Resende. “Temos alunos de várias idades e estamos ensaiando há alguns meses. O espetáculo está lindo e conta com a participação de alguns atores da Companhia LIATT de Theatro, cenas novas e uma apresentação musical que será uma linda surpresa” – diz animada Nayara Souza, atriz da LIATT, que não está no elenco, mas assumiu a Assistência de Direção do espetáculo.
   Pela mensagem que a peça transmite, em combate e prevenção contra as drogas, Leandro Resende, diz que é possível que a peça seja apresentada em escolas, igrejas e eventos, após a estreia no Espaço Z. “É um espetáculo que mostra uma mensagem rápida e objetiva de como as drogas destroem a vida de uma pessoa. Vamos levar onde nos chamarem” – finaliza.
   No elenco estão Andressa Bianchi, João Pedro Alves, Grego Lima, Sônia Pimenta, Kathyanne Lynda, Paulo Machado, Pâmella Salvate, Renatto Barros, Lucas Andrade, Renée Cokeiro, Cyra Baptista, Mariana Hollanda, Nayara Castilho, André Venício e Luiza Santana (que fará a coreografia musical da peça).
   Os ingressos podem ser adquiridos no Chaveiro Avenida, na Cidade Alegria, ao preço especial de R$ 10, com os atores da peça ou no Espaço Z, hora do espetáculo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mais uma edição do Domingo no Parque acontece neste domingo no Parque das Águas

O Parque das Águas, no Jardim Jalisco, sedia neste domingo, dia 28 de setembro, mais uma edição do Parque das Águas. Lançado em 2012, o Programa tem como objetivo oferecer gratuitamente opções de lazer, esporte e recreação para população, atendendo a todos os públicos, desde crianças até a terceira idade.
As atividades acontecem todos os domingos, das 9 às 12 horas, e são concentradas em um trecho da Av. Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), e muitas delas são realizadas também dentro do Parque das Águas.
Durante a realização do programa, as duas pistas da avenida ficam interditadas para o tráfego de veículos, dando mais segurança a quem quer aproveitar o Domingo no Parque.
Entre as atividades gratuitas realizadas pelo programa estão brinquedos infláveis, cama elástica, bambolê, corda, minivôlei, minibasquetebol e minifutebol, frescobol, espaço para patins e skates, slackline e tênis de mesa.
O Domingo no Parque, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que mantém, durante todo o evento, uma enfermeira para aferir a pressão arterial de quem participa das atividades ou está em caminhada pela Beira-Rio.

Fonte: http://www.resende.rj.gov.br/noticia_detalhes.asp?cod=7659

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Montadoras suspendem contrato de funcionários pelo regime de layoff

Quase 1.000 metalúrgicos da General Motors no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, aceitaram na terça-feira (26) a proposta de suspensão dos contratos de trabalho, um regime conhecido por layoff.
Com os trabalhadores da GM, já são pelo menos 3.500 metalúrgicos em layoff. Nossos repórteres em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Campos (SP), em Resende (RJ) e Curitiba (PR) mostram como está a situação nas principais montadoras do país.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
O layoff, que é a suspensão do contrato de trabalho, foi adotado em julho na fábrica da Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo (SP). Desde então, 1.200 funcionários estão sem trabalhar.
A montadora está negociando a suspenção de mais contratos além da redução de salários. Essa não é a única unidade da Mercedes Benz com layoff. Na fábrica de Juiz de Fora (MG), 168 funcionários não estão trabalhando desde a semana passada.
VALE DO PARAÍBA
No Vale do Paraíba, duas montadoras fecharam acordos de layoff. Na General Motors, em São José dos Campos (SP), os trabalhadores aprovaram a proposta em duas assembleias na terça-feira (26).
930 metalúrgicos vão entrar em licença a partir de 8 de setembro e só voltam à fábrica em 7 de fevereiro do ano que vem.
Na Ford de Taubaté (SP), 108 metalúrgicos aderiram ao layoff e vão ficar fora da fábrica de agosto a dezembro.
Nas duas unidades, o sindicato da região colocou como condição para aprovação da medida a estabilidade no emprego por seis meses após o fim da licença.
RIO DE JANEIRO
A fábrica de caminhões da Man Latin America, em Resende,  e outras sete empresas fornecedoras de autopeças da região, suspendeeram por cinco meses o contrato de 100 trabalhadores, entre funcionários próprios e terceirizados.
Já a montadora de veículos da Peugeot-Citroen, no município de Porto Real (RJ), trabalha com duas equipes, e não mais com três, desde fevereiro deste ano, quando 650 funcionários tiveram os contratos suspensos. Em junho também foi anunciado um programa de demissão voluntária.
PARANÁ
No Paraná, 400 funcionários da Volkswagen estão em layoff desde maio e só voltam ao trabalho em outubro.
Durante esse tempo, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, os trabaladores, além de fazer cursos de qualificação, recebem o seguro-desemprego e um pacote de benefícios equivalente ao salário integral. É a segunda vez este ano que a montadora adere ao layoff.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/08/montadoras-suspendem-contrato-de-funcionarios-pelo-regime-de-layoff.html

terça-feira, 10 de junho de 2014

PRTB Resende vai lançar candidato nas eleições de outubro

FOTO: CYNTIA FREITAS
   
  O empresário Edgar Moreira anunciou ontem que vai concorrer as eleições de outubro. Moreira, que é presidente do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), foi convidado pela Executiva Estadual para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ou ao Congresso Nacional. A definição da pré-candidatura será confirmada esta semana, quando o diretório municipal da sigla estará reunido com o presidente da Executiva Estadual, o vereador Jimmy Pereira, na capital Fluminense.
“Fui convidado pelo vereador e presidente da Executiva Estadual Jimmy Pereira e pela direção nacional do PRTB para sair candidato nas próximas Eleições. Existe uma pressão muito grande da Estadual para que eu saia candidato. Inicialmente querem que eu concorra a uma vaga na Alerj, mas acho que Resende já tem muitos candidatos a deputado Estadual e pouco a Federal”, disse Moreira, informando que a definição deverá acontecer esta semana. “Amanhã (hoje) estarei reunido com a Executiva do partido para formalizar o convite e definir os detalhes sobre o pleito eleitoral”, disse.
Apesar de ainda não ter definido sua pré-candidatura, Moreira torce para que a Região das Agulhas Negras consiga eleger um deputado Estadual e Federal. “Acredito e luto para que aqui na nossa região tenha um deputado estadual e federal. Viajei muito quando fui secretário de Indústria de Resende buscando desenvolvimento para a região. Nestas viagens percebi que a falta de um parlamentar sempre nos colocou no lugar comum, já que não temos como recorrer com quem não mora aqui e não tem que dar satisfação para o povo de nossa região. Com isso, acabamos procurando pessoas que têm compromisso com vários locais que acabam atendendo primeiro suas regiões para depois dar atenção aos outros”, disse o presidente do diretório municipal do PRTB, salientando que é a favor do voto distrital. “Com o voto distrital o eleitor acaba elegendo quem tem compromisso com o seu bairro, sua cidade e região, facilitando a destinação de recursos e proporcionando que o candidato mostre seu comprometimento. Ao contrário do que assistimos agora quando todos candidatos de fora vem para a nossa região buscar voto. Fico questionando, o que realmente eles fizeram para a região? O que produziram e trabalharam par a nossa comunidade? Efetivamente o que contribuíram para o crescimento de nossa cidade? Só vêem aqui para pedir voto em época de eleição e depois de eleitos, liberam uma migalha para o município e somem”, dispara.
   O empresário, que já concorreu ao Congresso Nacional em 2002 pelo PMDB, disse que está satisfeito com o convite. “É a segunda vez que vou participar de uma eleição deste porte. Em 2002, consegui 7 mil votos em uma época que na região haviam 100 candidatos votados em Resende. Se pararmos para analisar fui o terceiro mais votado de Resende, o segundo de Itatiaia e o primeiro de Quatis. Se me convidaram é porque acreditam no meu potencial”, comentou Moreira, que já foi secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, no período de 2009 a março deste ano. “Assim que assumi a Secretaria de Indústria de Resende viajei muito e busquei junto as Câmaras de Comércio Brasil-Japão, Países Baixos, Inglaterra, China, Alemanha e Canadá investimentos para Resende. Em todos estes locais falávamos da cidade e apresentando o trabalho geográfico de nosso município e mostrando o fator de condição de vida da nossa região que tem uma qualidade de vida excelente. Tudo foi atrativo para trazer grandes empresas para o município. Não foi à toa que conseguimos trazer 36 novas empresas de grande e médio porte para Resende. E empresas divididas em diversos segmentos, como por exemplo, a Nissan do Setor Automotivo, a 3Corp, do Setor de Tecnologia de Comunicação, a BrasPress, de Logística e a Negrão Ferragens, do setor Atacadista. Sem dizer do Centro Nacional de Distribuição da Nissan. Isso tudo gerando mais de seis mil empregos só em Resende e investimentos de aproximadamente U$$ 8 bilhões para o município. Todo este trabalho da secretaria foi o que resultou em Resende conseguir pontos positivos no Índice de Desenvolvimento da Firjan, já que o que classifica este levantamento é a geração de empregos e renda e a educação. Em sua história, Resende nunca experimentou o crescimento econômico que veio com o prefeito José Rechuam, por meio da Secretaria de Industria”, apontou.  Ele também lembrou que antes de sair da secretaria, deixou pronto um pré-projeto para a criação do Polo de Tecnologia em Resende. “Já havia apresentado o pré-projeto ao prefeito Rechuan para a elaboração de um pólo de tecnologia em Resende para que a gente não ficasse refém dos Polos Metalmecânico e Automotivo. Acredito que o prefeito e o novo secretário de Indústria vão colocar em funcionamento este projeto que deverá ser desenvolvido em parceria com a UERJ, já que ele é importante para nossa cidade”, completou.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Inaugurado em 2009, Instituto Médico Legal de Resende, RJ, está fechado

O Instituto Médico Legal (IML) de Resende, RJ, está fechado. Na entrada principal, um aviso indica que as atividades estão suspensas. Enquanto isso, exames como necropsia, são realizados na unidade de Volta Redonda, no bairro Três Poços.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura de Resende, Jaime Mattos, a paralisação no serviço é devido ao remanejamento de funcionários. "Houve um ato administrativo do chefe de Polícia Civil, tendo vista que o posto maior da região, que é em Volta Redonda, estaria com carência de pessoal. Em vista disso, ele removeu os três peritos técnicos do posto regional de Polícia Téncica e Científica de Resende para Volta Redonda", disse.
O posto do IML funciona na cidade desde agosto de 2009. De acordo com a prefeitura, quem pagava os médicos que trabalhavam no local era o próprio município, em acordo feito com o estado. Por isso o governo municipal também busca ajuda junto ao Ministério Público para impedir a retirada do IML da cidade. "Acreditamos que em 10, 15 dias a gente tem uma solução para isso, mas dependemos do estado", disse Jaime.
O Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica do Estado informou à produção do RJTV que está tentando organizar a quadro de funcionários para que o IML de Resende possa continuar funcionando.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2014/05/inaugurado-em-2009-instituto-medico-legal-de-resende-rj-esta-fechado.html

quinta-feira, 8 de maio de 2014

STJ mantém gratuidade no pedágio para veículos de Resende, RJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que garante gratuidade no pedágio do km 318 da Via Dutra para veículos com placas de Resende. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (7), pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Ainda de acordo com a nota divulgada, os ministros definiram por unanimidade o retorno do processo à Segunda Instância da Vara Cível do Rio de Janeiro. Ainda segundo o comunicado, a audiência foi acompanhada pelo superintendente de Transporte e Trânsito, e por representantes da Federação das Associações de Moradores e Amigos de Resende (Famar).
A NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, informou que não vai se pronunciar sobre o decisão.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2014/05/stj-mantem-gratuidade-no-pedagio-para-veiculos-de-resende-rj.html

sábado, 3 de maio de 2014

Mudança no trânsito do bairro Manejo gera queixas em Resende, RJ

As recentes mudanças no trânsito do bairro Manejo, em Resende (RJ), não agradaram os moradores. Uma das queixas é que eles não foram consultados sobre as alterações nas ruas. "Não foi chamado quase ninguém. Foram cinco ou 10 pessoas, que eu fiquei sabendo", alegou o presidente da associação de moradores, Jorge Luiz Adão.
As alterações também foram reprovadas pelos lojistas, que organizaram um abaixo-assinado e já contam com 150 assinaturas. "Não teve um cliente que não reclamou da chegada até a minha loja", alegou um comerciante.
O novo projeto transformou a avenida General Afonseca em mão única. Em uma das pistas, foram marcadas duas faixas de rolamento, ambas sem vagas para estacionar. Já a única pista com vagas de estacionamento foi bloqueada para quem vem do bairro Cidade Alegria,o que dificultou a entrada e saída de carro nas casas. "Se você não parar, os outros não respeitam. Você tem que entrar no meio da faixa para você dar a seta, aí você para os dois lados para você entrar na casa", explicou Jorge Luiz Adão.
Ainda segundo os moradores, a interdição não estava prevista no folheto explicativo distribuído pela prefeitura. A informação é contestada pelo secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo. "Isso é uma solicitação de alguns moradores daquele início de avenida que questionavam como seria o acesso deles em casa, uma vez que haveria uma grande confluência de veículos ali. Então, a gente achou, por bem, em um primeiro momento, fazer a intervenção daquela maneira", justificou Tom Kneipp.
Kneipp explicou ainda que o projeto está em aberto e algumas mudanças poderão ser revistas para atender melhor a população do bairro. "O projeto prevê a instalação de um calcação de 2 km de extensão. Neste calcação, estarão inseridos os estacionamentos em espinha de peixe. A mudança precisa ser concluída, até para que a gente tenha noção de como vai ficar, porque eu acredito que as pessoas ainda não tiveram essa percepção", disse o secretário.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2014/05/mudanca-no-transito-do-bairro-manejo-gera-queixas-em-resende-rj.html

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Trânsito é modificado nos bairros Manejo e Liberdade, em Resende, RJ

Foto: Marcio Fabian/ASCOM PMR

O trânsito nos bairro Manejo e Liberdade, em Resende (RJ) será alterado a partir de sexta-feira (18). Segundo comunicado da assessoria de imprensa da prefeitura, as principais mudanças acontecerão em duas avenidas. A  Coronel Mendes terá mão única no sentido Cidade Alegria, no trecho entre o cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek e a esquina com General Affonseca. Nesta via, onde atualmente o trânsito flui em mão dupla, os carros passarão a obedecer sentido único, até a esquina com a Rua do Rosário.
Ainda de acordo com a nota divulgada, as mudanças fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para dar mais fluidez ao trânsito. “Cerca de 140 placas de sinalização serão instaladas nas ruas, além de pintura horizontal indicativa do direcionamento correto do fluxo do trânsito”, disse o superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Alcides de Carli. Confira outras mudanças:
Manejo
Rua São Paulo
passa a ser mão única, no sentido Avenida Coronel Mendes;

Rua Minas Gerais
torna-se sentido único em direção à Avenida General Affonseca;

Avenida Brasília (em frente ao Parque Tobogã)
mão única no sentido Avenida Coronel Mendes;

Rua Washington Luís 
passa a ser mão única em direção à Avenida General Affonseca;

Avenida Feliciano Sodré
sentido único rumo à Avenida Coronel Mendes;

Liberdade
Avenida Rui Barbosa
mão única em direção à Avenida Beira Rio;

Rua Tiradentes
trânsito obedecerá sentido único rumo à Avenida Coronel Mendes.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2014/04/transito-e-modificado-nos-bairros-manejo-e-liberdade-em-resende-rj.html


Está aberta pré-reserva do Novo March

Logo após a inauguração do Complexo Industrial de Resende, a Nissan do Brasil abre as reservas para aquisição do Novo March - primeiro modelo montado na fábrica fluminense , que estará disponível a partir deste semestre. Quem se interessar deve fazer cadastro no hotsite específico do carro (http://nissan.com.br/novidades/), que também informará os futuros compradores sobre o compacto até seu lançamento oficial. 
 
As mudanças mais notáveis no Novo March estão na dianteira. Os faróis foram ampliados e passaram a se arrastar até o para-lama, enquanto o novo para-choque possui entrada de ar inferior maior, e a logomarca Nissan mudou-se para o centro de um "V", como na Frontier. Já as mudanças internas foram tímidas para manter o preço baixo: um dos pontos fortes do modelo. 

Fonte: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Autos&id=116429

quinta-feira, 10 de abril de 2014

MPF pede revisão de penas de condenados por mau uso de verbas federais

O Ministério Público Federal (MPF) em Resende (RJ) recorreu à Justiça Federal pedindo a revisão das penas aplicadas a seis réus condenados por irregularidades envolvendo a gestão e execução de recursos federais destinados ao programa "Dançando com o Pé no Futuro", que ofereceu cursos e oficinas para jovens do município. 
Cerca de R$ 242 mil foram transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ao município de Resende para execução do programa. Dentre os condenados, estão o ex-prefeito de Resende, Eduardo Meohas e o Instituto para o Desenvolvimento do Médio Vale Paraíba do Sul (Imvap).
Na sentença, o juiz julgou a ação do MPF parcialmente procedente e reconheceu a prática de atos de improbidade administrativa por parte de quatro dos réus - o ex-prefeito de Resende Eduardo Meohas, o Imvap e seus secretários Marta Maria Cotrim e Claudio Cotrim Barcellos. Para a Justiça, as penas para o então secretário municipal Paulo César da Silva e para o coordenador de licitações Carlos José da Silva estariam prescritas, com exceção da obrigação de ressarcimento aos cofres públicos.
No recurso de apelação, a procuradora da República Izabella Brant pede que a sentença seja reformada para que os réus Paulo César da Silva e Carlos José da Silva sejam também condenados por improbidade administrativa, devido à contratação e execução indevida do termo de convênio. O MPF pede ainda a condenação dos réus ao ressarcimento dos cofres públicos pelos valores correspondentes a pagamentos indevidos efetuados em duplicidade e para cobrir despesas não comprovadas. A procuradora solicita ainda liminar determinando a ampliação do bloqueio de bens dos réus para valores proporcionais ao da condenação.
"A atuação do MPF na região tem identificado a necessidade de uma maior responsabilidade dos gestores na execução dos recursos públicos e na prestação de contas das despesas realizadas, de modo que seja assegurada a transparência na execução, e se permita o efetivo controle seja pela sociedade, seja pelos órgãos de fiscalização", disse a procuradora Izabella Brant.
Entenda o caso
Em 2003, o município de Resende celebrou o Termo de Responsabilidade nº 282/2003 com a União, com objetivo de executar o projeto federal "Dançando com o Pé no Futuro”, que tinha como finalidade a promoção de atividades de qualificação e/ou requalificação dejovens e adultos, mediante a realização de oficinas. A meta era a de realização de 900 atendimentos por ano. Para executar o projeto, o município celebrou o convênio nº 321/2003 com o Imvap, no valor total de R$ 267 mil, a fim de que a entidade implementasse o programa. Devido a rescisão do convênio em novembro de 2004, a entidade recebeu cerca de R$ 230 mil. Desse valor, cerca de R$ 34 mil foram destinados ao pagamento de "taxa administrativa".
Durante as investigações, o MPF identificou diversas irregularidades no convênio, como a dispensa de licitação, o pagamento indevido de taxa administrativa, a não comprovação da regular utilização dos recursos repassados e pagamentos em duplicidade ou para cobrir despesas não comprovadas. Em função disso, em 2009, o MPF moveu ação civil pública por ato de improbidade administrativa buscando anular o Termo de Convênio celebrado entre o município de Resende e o Imvap. A ação pedia a condenação do então prefeito de Resende, Eduardo Meohas, do então secretário municipal de cidadania e relações comunitárias, Paulo César da Silva, do coordenador geral de licitações, Carlos José da Silva, do Imvap e dos então secretários executivo e de administração e finanças do Instituto, Marta Maria Cotrim e Cláudio Cotrim.
Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/04/10/mpf-pede-revisao-de-penas-de-condenados-por-mau-uso-de-verbas-federais/

segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura cadastra projetos para aumentar capacidade de atendimentos no Hospital de Emergência

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, poderá ter a capacidade de atendimento triplicada. O motivo é que na semana passada, a prefeitura cadastrou vários projetos para liberação de emendas parlamentares que somam R$ 7 milhões em recursos para a viabilização de obras, que vão permitir a criação de 100 novos leitos e novas enfermarias.
Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o investimento tem como objetivo principal reduzir o déficit de leitos do município e melhorar o atendimento aos pacientes.
“O Hospital de Emergência tem 53 leitos, incluindo Centro de Tratamento Intensivo. Hoje, temos uma taxa de ocupação média de 90%, o que é muito alto, e diminui a qualidade do serviço e aumenta riscos de infecção. Com os novos leitos, vamos ter enfermarias especializadas, como cirúrgica, ortopédica, de neurocirurgia, entre outras”, explicou Brito, reforçando que a unidade hospitalar deve receber R$ 7 milhões para as obras graças a inclusão de emendas parlamentares no orçamento da União. “Desse valor, R$ 3 milhões são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Washington Reis (PMDB). Enquanto que R$ 3 milhões de emenda do deputado federal Fernando Jordão (PMDB) e R$ 1 milhão de emenda inserida no Orçamento da União pelo deputado federal Romário (PSB). Os projetos serão agora analisados por técnicos do Ministério da Saúde”, informou o secretário.
A prefeitura incluiu também o hospital como porta de entrada de urgência e emergência do Médio Paraíba. Esse plano do Ministério da Saúde prevê investimento inicial de R$ 2,4 milhões, que devem ser usados na melhoria do acolhimento ao paciente, mais o custeio mensal de R$ 200 mil.
“A ampliação dos leitos e a reforma da unidade são para atender a necessidade da região, pois o Hospital de Emergência é o polo de atendimento de urgência e emergência também dos municípios de Porto Real, Quatis e Itatiaia. O recurso inicial do programa será utilizado para reforma do setor de repouso, entre outras melhorias”, disse Brito.

FONTE: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.aspcategoria=3&cod=31958

segunda-feira, 24 de março de 2014

Resende permanece na série A

O Resende Futebol Clube após uma vitoria de 1 x 0 contra o Madureira permanece na Série A do futebol carioca em 2015. O jogo realizado no Estádio Conselheiro Galvão, em Madureira, contou com 260 pagantes e gerando uma renda de R$ 4.850.  
Aos quatro minutos, ainda no primeiro tempo Leo Silva, abriu o placar para o Gigantes do Vale: Deu uma bomba de meio da área que o goleiro Ian, Madureira, não conseguiu pegar.
Para o técnico Ilton Ferraz, esse é a vitoria de uma batalha. “Eles batalharam dentro de campo e conseguiram uma resposta positiva de não ser rebaixado. Este clube é a minha vida e é a segunda vez que encontro o time nesta situação, a primeira foi em 2010. Antes do jogo conversei muito com os atletas dizendo que Deus honra que merece e que esta seria uma boa partida, eles merecem esta vitória, farão parte da historia do time”, destacou o técnico. 
RESENDE: Mauro; Marcelo, Lucas, Thiago Sales e Gerson; Dudu, Leo Silva, Marcel e Deoclécio; Clebson e Geovane Maranhão.

Fonte: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=5&cod=31817

quarta-feira, 19 de março de 2014

SENAI abre 240 vagas gratuitas em cursos técnicos do Pronatec através do Sisutec

Entre os dias 17 e 21 de março, o SENAI Rio está com inscrições abertas para 590 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já terminou o Ensino Médio e fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Ao todo, 240 foram reservadas para o Sul Fluminense. A novidade é que o SENAI, pela primeira vez, oferece vagas para o curso técnico em Mecatrônica, que será realizado na nova unidade em Resende, previsto para ser inaugurada no início do mês de abril de 2014. E o SENAI Barra Mansa oferece oportunidade para os cursos técnicos em Construção Naval, Mecânica e Segurança do Trabalho.

As oportunidades do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) são oferecidas através do Sisutec e as inscrições podem ser feitas no site http://sisutec.mec.gov.br. O Ministério da Educação será o responsável pela seleção dos candidatos. Estão disponíveis 80 vagas para o curso técnico de Mecatrônica (Resende), 40 vagas para o curso de Construção Naval, 40 para o curso de Mecânica e 40 para o de Segurança do Trabalho (Barra Mansa).

Os interessados precisam ter feito o Ensino Médio em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Além disso, devem ter obtido nota acima de zero na redação do Enem. 

As aulas no SENAI estão previstas para iniciar a partir da segunda quinzena de abril e serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida. Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. 

Mais de 45 mil vagas em 2014 - As vagas do Pronatec através do Sisutec fazem parte do pacote de mais 45 mil vagas gratuitas que serão oferecidas pelo SENAI Rio em 2014. O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores de acordo com os novos perfis demandados pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. No site www.cursosenairio.com.br, é possível encontrar detalhadamente as ofertas e quem pode se inscrever em cada uma delas. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

Fonte: http://www.folhavaledocafe.com.br/regi-o/senai-abre-240-vagas-gratuitas-em-cursos-tecnicos-do-pronatec-atraves-do-sisutec-1.1439229#.Uym5OvldVS4

quarta-feira, 12 de março de 2014

Um Salto Para o Futuro

Resende Ontem

Resende Hoje


Resende cresceu!
Essa afirmação é verdade, nos últimos anos Resende cresceu muito e as empresas que aqui se instalaram ajudaram a cidade a dar um salto para o futuro. Posso afirmar, sem medo de errar que Resende foi a cidade que puxou o crescimento no Sul do Estado, sendo a menina dos olhos do governador Cabral (PMDB), do prefeito Rechuan (PP) e de todo empresário que quer facilidade para escoar sua produção, principalmente automotiva. Noel de Carvalho foi realmente um grande prefeito que ajudou a preparar a terra para que isso fosse possível, mas as empresas que vieram, o porto seco, o aeroporto que em breve voltará a operar e todas as facilidades que as indústrias tiveram para se instalar em Resende fez com que a cidade fosse vista no mundo como a grande líder das Agulhas Negras e já é conhecida como um novo polo industrial, como o ABC Paulista.
A cidade que fica no eixo Rio-São Paulo e que também faz divisa com Minas Gerais cresceu tanto que em muitas indústrias falta mão de obra, que a prefeitura e as fábricas correm para formar.
A secretaria de Indústria tem cumprido bem o seu papel e o que tem se visto é uma busca constante pelo emprego nas fábricas que na teoria é o mais seguro hoje em dia. Os cursos oferecidos pelo Senai e outros pólos técnicos estão repletos de alunos que na maioria das vezes já saem empregados ou são levados para lá devido ao emprego que conseguiram. Parabéns a Secretaria de Indústria e seu secretário Edgar Moreira pelas conquistas, parabéns ao prefeito Rechuan pela acertada escolha de seu secretário, que com muita competência tem ajudado a cidade, parabéns as indústrias por escolherem nossa cidade e parabéns ao povo que vive aqui. Resende já tem as indústrias, agora nos preparamos para um novo progresso.

Leandro Resende

terça-feira, 11 de março de 2014

PDT reelege Totonho presidente do Diretório de Resende

O Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou no fim de semana sua convenção confirmando a reeleição de José Antonio de Carvalho Pinto, o Totonho, como presidente do partido. Atual secretário municipal de Planejamento, Totonho encabeçou a Chapa 1, vencendo o vereador Roque Cerqueira candidato pela Chapa 2. O pleito realizado na Câmara de Vereadores de Resende, no Centro, reuniu mais de 560 eleitores, todos obrigatoriamente filiados do PDT. Nas urnas, vitória da Chapa 1 de Totonho com 296 votos contra 267. Assim, ele se garante na sucessão ao atual mandato iniciado em 2013 e que, agora, termina em 2015 quando nova assembleia será realizada. Na chapa constam ainda como tesoureiro, Sérgio de Carvalho, primeiro vogal Carlos Henrique Reeve, segundo vogal Alda da Consolação. Manoel Pacheco é o 1º vice-presidente, Vicente Andrade o 2º vice-presidente e Nilson Duarte Ferreira o secretário.
A Chapa 1 obteve23 membros efetivos e 8 suplentes, já a Chapa 2 teve 11 efetivos e 3 suplentes. “Foi a confirmação de que o trabalho realizado é reconhecido pelos militantes. Estamos conduzindo o PDT para o rumo certo, um trabalho transparente e ético. O compromisso em nossa cidade é com o povo”, afirma Totonho, que como meta principal nesse início de segundo mandato será eleger um candidato do PDT ao Congresso Nacional.
Sem confirmar nomes o presidente do PDT de Resende garante que o partido vai lançar um candidato a deputado federal no pleito de outubro. Existem várias especulações envolvendo candidatos que já disputaram o pleito eleitoral no passado, tanto quanto outras novas apostas. O nome do vereador Luis Fernando Pedra é um dos cotados, apesar da precaução de Totonho. “Nossa principal meta agora é trabalhar o processo de eleição de um deputado federal em Resende, lançar um nome pelo PDT. Nosso grupo é muito forte e unido. Nessa assembleia tivemos uma vitória difícil pela qualidade dos membros da Chapa 2. São 2,2 mil filiados e todo o processo transcorreu pacificamente. Entendemos que é o momento de ter um representante do nosso município e região em Brasília”, frisa Totonho.
Consolidando o resultado da assembleia, em 15 dias a Executiva Estadual do PDT deve homologar o procedimento junto à justiça eleitoral. “Vamos tentar a eleição de um candidato a deputado federal e seguir na base majoritária municipal do governo Rechuan (PP). Além disso, são metas a criação do PDT Mulher e o PDT Jovem. Queremos conquistar novos filiados, as pessoas com seu primeiro voto”, frisa Totonho.

Fonte: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=8&cod=31550

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SINE faz cadastro do FAT para funcionários da Peugeot

Os funcionários da PSA Peugeot-Citroën em situação de contrato suspenso desde o dia 17 com a montadora situada em Porto Real terão mais agilidade e conforto para proceder ao cadastro no programa do Fundo de Atendimento aos Trabalhadores (FAT) visando usufruir da Bolsa Qualificação Profissional – uma das modalidades do benefício do Seguro-Desemprego regulamentado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Atendimento ao Trabalhador (CODEFAT).
Desde ontem, os cerca de 800 trabalhadores com contrato de trabalho suspenso poderão utilizar o SINE Resende para o cadastro ao FAT. O serviço será realizado também no SINE somando ao atendimento já realizado na Agência de Atendimento ao Trabalhador (AAT), no Centro. A decisão ocorre como resultado da gestão do prefeito José Rechuan e do secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet que tiveram recente reunião com o ministro Manoel Dias, em Brasília-DF. Além disso, a autorização foi solicitada junto ao chefe do Setor de Atendimento da Área de Trabalho, Emprego e Renda da Gerência Regional do Trabalho, Emprego e Renda de Volta Redonda, Roberto Leal Garcia.
O trabalhador deve requerer o benefício apresentando os mesmos documentos exigidos para a habilitação ao Seguro-Desemprego, exceto o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e a quitação do FGTS. A carteira profissional deve conter a anotação do empregador comprovando a suspensão do contrato de trabalho, conforme acordo ou convenção coletiva. Dessa forma, os documentos necessários são: cópia da convenção ou acordo coletivo celebrado, carteira de trabalho constando a suspensão do contrato de trabalho, comprovante de inscrição em curso ou programa de qualificação profissional constando inclusive o período de duração, documento de identificação e CPF, comprovante de inscrição no PIS e os três últimos contracheques. De acordo com o governo federal, o valor mensal da Bolsa Qualificação Profissional é calculado da mesma forma do Seguro-Desemprego e tem referência na média dos últimos três salários recebidos pelo trabalhador. Contudo, a parcela mensal nunca será inferior ao salário mínimo e, atualmente, não excederá R$ 776,46. A quantidade de parcelas considera o número de meses trabalhados e o tempo de suspensão do contrato de trabalho – o número máximo é de cinco parcelas.
De forma geral, os agendamentos seguirão através da Gerência Regional de Volta Redonda via telefone (24) 3347-5804, onde o trabalhador deve informar a opção pelo atendimento no SINE de Resende, Barra Mansa ou Volta Redonda. “Por intervenção do prefeito e da Secretaria de Trabalho e Renda vamos ampliar o apoio aos funcionários da Peugeot. Não havia até então a autorização de acesso aos processos, chaves do sistema para os atendentes proceder ao cadastro deles no FAT”, afirma Kiko Besouchet, ressaltando a demanda na unidade. “Desta forma, o SINE Resende, passará a atender, diariamente, a 30 trabalhadores da Peugeot. Estamos atentos às necessidades dos trabalhadores da região e seguindo normas para cada serviço, conforme determina o governo federal. O atendimento será agendado e o trabalhador deve ficar atento aos documentos exigidos no procedimento”, frisa.
O SINE Resende funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público das 8h30min às 16h30min, a Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, no Bairro Comercial. Informações pelo telefone (24) 3381-0499.

FONTE: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=1&cod=31402

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Noel apresenta projeto de lei na ALERJ


deputado Noel de Carvalho encaminhou  para votação na ALERJ, o Projeto de Lei nº 2782/2014,  "que obriga o DETRAN/RJ à consignar no CRLV, a inadimplência às convocações de Recall.

Abaixo o projeto apresentado:

PROJETO DE LEI Nº 2782/2014
EMENTA:
TORNA OBRIGATÓRIO AO
DETRAN/RJ CONSIGNAR NO
CRLV, A INAMDIPLENCIA ÀS
CAMPANHAS DE RECALL, N
 FORMA QUE MENCIONA E DÁ
PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.
Autor(es): Deputado NOEL DE CARVALHO


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art.1º - Fica o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – DETRAN/RJ obrigado a consignar no “campo de observações” do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo-CRLV expedido no Estado do Rio de Janeiro, o não atendimento às campanhas de recall, relativas aos Avisos de Risco - Recall de Veículos Automotores”, promovidas pelas montadoras e importadoras, para fins da segurança e defesa do consumidor, nos termos do art. 5º, inciso XXXII, da Constituição Federal.


§ 1º - A obrigatoriedade da consignação prevista neste artigo, ocorrerá exclusivamente no CRLV dos veículos automotores, de propriedade omissa às convocações das montadoras e importadoras, não cumpridas no prazo de 1 (um) ano, a contar da data de sua comunicação.



§ 2º - Para efeito do disposto no “caput” deste artigo, entende-se por recall a ocorrência de falhas na montagem ou em peças de alguns lotes de veículos automotores. A informação é divulgada pelas montadoras para que os erros sejam corrigidos sem nenhum custo para o consumidor, na forma do § 1º do art. 10; com o § 1º do art. 55, da Lei 8.078/90, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor CDC.



Art. 2º - Para obtenção das informações previstas no artigo 1º, o Detran-RJ utilizará consulta eletrônica de histórico de recall, constante do banco de dados do sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), atualizada anualmente.



Art. 3º - Na divulgação do Calendário anual de licenciamento de veículos do Estado do Rio de Janeiro, dele constará a hipótese de constar anotação no CRLV, pelo “não atendimento aos “Avisos de Risco - Recall de Veículos Automotores” 



Art. 4º - A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 19 de fevereiro de 2014.

Deputado Noel de Carvalho

JUSTIFICATIVA

A necessidade de atrelar o objeto desta propositura com amparo constitucional, no art. 5º, inciso XXXII, da Constituição Federal, aos ditames do § 1º, do art. 10, com o art. 55- § 1º, da Lei 8078/90, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor-CDC, objetiva atender ao Sistema de Registro de Avisos de Risco - Recall de Veículos Automotores do DENATRAN, para fins da garantia à segurança do consumidor e, consequentemente, para o trânsito do veículo emplacado no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, em especial, o zero quilômetro, desobrigado da vistoria nos dois anos seguintes.

Neste sentido, O Jornal Nacional, edição de 11.02.04, em matéria apresentada pelos jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta, sob o titulo de:Brasileiros insistem em desprezar recall de montadoras de veículos, abordou o assunto, para alertar que: Segundo o Denatran, em 2013, só 20% dos consumidores que foram chamados retornaram às concessionárias para reparar os defeitos.
Os donos de veículos não estão atendendo às convocações das montadoras pra trocar peças defeituosas. E isso é péssimo pra segurança deles e do trânsito.
O recall de veículos acontece quando há falhas na montagem ou em peças de alguns lotes. A informação é divulgada pelas montadoras para que os erros sejam corrigidos sem nenhum custo para o consumidor...
Diante do exposto, conto com o beneplácito dos nobres pares para a aprovação desta iniciativa que, aprovada, beneficiará todos os usuários fluminenses de qualquer veículo automotivo, dependente de reparação dos vícios que representem riscos à segurança do consumidor. 


Legislação Citada



Constituição Federal, inciso XXXII; Lei federal 8.078/90, § 1º do art. 10; com o § 1º do art. 55



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Peugeot suspende 650 trabalhadores da fábrica de Resende


A Peugeot decidiu suspender o contrato de 650 trabalhadores da fábrica de Resende (RJ) devido à desaceleração do mercado nacional, às barreiras impostas pela Argentina aos importados e ao impacto cambial nos resultados no Brasil. 
A unidade tem, ao todo, 4.300 trabalhadores e produz sete modelos, além de motores para a exportação. 
A decisão da marca segue acordo fechado pela Volkswagen nesta semana para afastar temporariamente 300 trabalhadores em resposta à redução nas atividades da fábrica no Paraná. 
Os funcionários da Peugeot ficarão suspensos por até cinco meses, período em que frequentarão cursos de qualificação pagos pela empresa. A companhia continuará a pagar os salários e benefícios durante o afastamento. 
A produção dos modelos será reduzida em 27,5% com um turno a menos de trabalho para 450 veículos por dia. 
O Brasil registrou no ano passado a primeira queda nas vendas em dez anos. A desaceleração foi parcialmente compensada pela melhora das exportações para a Argentina. 
A previsão para este ano é de uma leve alta nas vendas, de 1%, e um crescimento modesto nos volumes enviados ao exterior, diante das barreiras impostas pelo país vizinho, principal comprador da produção nacional. 
Além do mercado desafiador, a marca atribui a decisão ao impacto cambial nos resultados da filial brasileira. A desvalorização do real reduz as receitas em euros apuradas com as vendas no Brasil e eleva os custos de componentes importados e matérias-primas. 
Em apresentação de resultados hoje, a PSA (aliança Peugeot-Citroen) afirmou que a desvalorização da moeda brasileira, ao lado da argentina e da russa, teve um peso negativo de 526 milhões de euros nos dados financeiros de 2013. O grupo encerrou o ano com prejuízo de cerca de 1 bilhão de euros na divisão automotiva. 
"No Brasil, a demanda caiu pela primeira vez em dez anos, em 1,5%, enquanto o impacto do real foi extremamente danoso aos resultados do grupo", afirmou o comunicado da marca. 
No texto, a empresa coloca a América Latina como uma das regiões que terão de melhorar o desempenho, otimizando custos e aumentando a integração regional para diminuir a exposição do câmbio.  

Fonte: http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/economia/3,49957,19,02,peugeot-suspende-650-trabalhadores-da-fabrica-de-resende.shtml

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MAN fortalece liderança nacional de transporte de bebidas

Mais 47 caminhões Volkswagen estão reforçando a frota da Vonpar Bebidas, distribuidora oficial das marcas Coca-Cola e Heineken em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A compra fortalece a participação dominante da MAN Latin America, fábrica situada em Resende, fornecendo para aqueles estados cuja participação no mercado de transporte de bebidas ultrapassa os 90% - segundo fechamento de 2013 da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. No montante nacional, a empresa também se destaca, com cerca de 70% das vendas.
O pacote contempla quatro unidades do VW Delivery 8.160 e 19 do VW Delivery 9.160 6x2; uma do VW Worker 13.190; 15 do VW Constellation 17.190, uma do VW Constellation 24.280 6x2 e sete do VW Constellation 24.280 8x2. Todos os caminhões foram desenvolvidos sob medida para atender o cliente, desde a cor até modificações estruturais. No caso do Delivery de 9 toneladas, o terceiro eixo de fábrica possibilita carregar até o limite de peso com o comprimento total do veículo, dentro da legislação; já as unidades do VW Worker e VW Constellation dispensam o uso de Arla 32,  o que facilita a implementação, além de diminuir os custos do cliente.
Com a aquisição, a Vonpar passa a ter mais de 50% de seus veículos de frota com a chancela Volkswagen. “Sem dúvidas, a MAN Latin America é uma grande parceira, pois nos atende com veículos de acordo com a nossa demanda. São produtos ágeis e robustos, características essenciais para obtermos bons resultados em nossa operação”, ressalta Nelson Luiz Argenton, gerente corporativo de frota da Vonpar. Os caminhões rodarão uma média de 1.800 quilômetros por mês.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, atender clientes sob medida faz parte do DNA da empresa. “Nosso dia a dia é buscar soluções inteligentes aos clientes. Estamos atentos aos segmentos vocacionais, que cresce a cada ano, como o transporte de bebidas.Temos relacionamento muito estreito com nossos clientes, o que fortalece nossas parcerias e contribui para futuros projetos” destaca o executivo.
Para que toda a demanda de veículos customizados seja atendida com total garantia ao cliente, a MAN Latin America mantém a parceria exclusiva com a BMB, o primeiro centro de modificações do Brasil. A empresa está ao lado da montadora e prevê investimento de mais de R$ 20 milhões até 2014 para melhoria de processos. No local são montados componentes como: segundo eixo direcional, tomada de força para equipamentos compactdores, escapamento vertical, ônibus com piso baixo (Low Entry), entre outros.

Fonte: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=31297