quarta-feira, 31 de julho de 2013

Moradores de conjunto habitacional de Resende, RJ, reclamam de esgoto

Moradores de um prédio do bairro Cidade Alegria, em Resende (RJ), se vêem obrigados a conviver com um vazamento de esgoto. Para quem vive nos apartamentos do primeiro andar, a rotina tem sido complicada. A dona de casa Tayane Cristina Ferreira explica que é preciso permanecer com as janelas fechadas durante todo o dia. "É péssimo, porque não sei nem há quantos meses não consigo abrir a janela. Porque se abrir, além do fedor tomar a casa inteira, os bichos entram, fica cheio de moscas. Fica uma coisa horrível", conta.
De acordo com moradores, a situação no local, que era para ser uma área de lazer, teve início aproximadamente em 2003. Uma reforma em setembro de 2012 teria solucionado o problema. No entanto, em fevereiro de 2013, o vazamento voltou. Ainda segundo moradores, fazer limpezas não adianta. A situação também levou ao aparecimento de insetos e ratos.
Para a merendeira Márcia Ramos da Silva, mãe de uma menina, o problema é ainda maior, já que ela precisa conter a filha na hora de brincar. "Eu falo para ela, 'Jenifer, não vai brincar lá, porque lá está sujo, está fedendo, aquele cheiro horrível'. Eu falei para ela não pisar, porque é perigoso a criança brincar ali por causa dos bichinhos que fica tendo ali, né", comenta.
A aposentada Ivalda Terezinha dos Santos diz que procurou o poder público para solucionar o problema, mas não obteve resposta. Ela teme que a umidade deixe o terreno suscetível a desmoronamento. "Teria que ter uma pessoa, um engenheiro, um fiscal, alguma coisa que visse a gente aqui. A gente vai chamar uma firma para abrir como, se a gente não tem conhecimento de como é construída essa parte aqui? A gente vai tirar terra e depois, se o apartamento descer?", questiona.
A Companhia Habitacional (Cohab), responsável pelo condomínio, informou que enviará um técnico ao local até domingo (4) para que o problema seja avaliado.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Praça ainda permanece sem revitalização

Há quase dois meses, o jornal BEIRA-RIO esteve na Praça Oliveira Botelho, do lado ainda não revitalizado pela Prefeitura de Resende, para falar sobre o problema dos buracos formados no chão pelas pedras portuguesas que constantemente se soltam do lugar. Apesar do problema dos buracos ter sido resolvido, a equipe do jornal esteve novamente na praça na manhã desta segunda, dia 29.
Nos últimos meses, este tem sido um dos únicos serviços de manutenção feitos no local, que ao contrário do trecho onde fica a Igreja Matriz, ainda sofre com a falta de previsão para o início das obras de revitalização, prometidas para o mês de junho. A área abriga o coreto, que ainda serve de local de pernoite para moradores de rua, e o Colégio Estadual João Maia.
Ao lado do colégio, a praça ainda tem algumas mesas e cadeiras onde frequentadores, a maioria aposentados, passam o dia jogando (e servindo de mau exemplo aos alunos do João Maia, segundo os professores), e um playground desativado.

domingo, 28 de julho de 2013

Casa do Imigrante está aberta para visitas em Porto Real

Casa do Imigrante, em Porto Real, está aberta para visitas. O museu conta com artefatos das famílias dos italianos que colonizaram o município em 1875. Objetos como relógios, rádios e fotografias são usados para contar a história da cidade.
O local pode ser visitado das 8h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 9h ao  meio-dia e das 14h às 17h, aos sábados e domingos. 

Saiba mais: a organização do museu aceita objetos que contribuam para o acervo. Fotos, utensílios da época da imigração, como panelas, ferros à brasa e até móveis, podem ser doados. Os interessados devem procurar pelo Nem na Casa do Imigrante ou ligar para a Secretaria de Planejamento pelo telefone (24) 3353-1812.

Fonte: Rio Sul Net

sábado, 27 de julho de 2013

Aprovação do governo Dilma cai de 55% para 31%, diz pesquisa CNI/Ibope

A aprovação do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu de junho para julho, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentada quinta-feira (25). O percentual de entrevistados que avaliam o governo como ótimo ou bom caiu de 55% em junho, para 31% em julho. O grupo de pessoas que responderam ruim ou péssimo subiu de 13% para 31%, e os que consideram regular passou de 32% para 37%. As informações são da Agência Brasil.
O levantamento, de julho, foi feito no período em que se intensificaram os protestos no país. Em relação à avaliação pessoal da presidenta, o número de entrevistados que aprovam diminuiu de 71% em junho, para 45% em julho. Os que desaprovam subiram de 25% em junho, para 49% este mês.
Foram feitas 7.686 entrevistas em 434 municípios, sendo que 2 mil entrevistas foram com amostragem nacional e as demais feitas em 11 estados. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Motoristas reclamam das condições da RJ-161, em Visconde de Mauá

Motoristas que utilizam a RJ-161 (Joaquim Mariano de Souza), que dá acesso à Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ), reclamam das condições da estrada. A rodovia tem 60 quilômetros, poucas placas de sinalização, o caminho é cheio de curvas e é preciso ter bastante atenção para desviar dos buracos. “ Bate na cerca, vem carro, perde na curva e bate", disse o morador do local.
Em vários pontos, o mato invade a pista. O trecho asfaltado chega até Vargem Grande, também distrito da cidade. Depois, o motorista enfrenta uma estrada de terra, em um percurso de 12 quilômetros, com locais com risco de quedas de barreira. "Quem vem de passeio para cá, é complicado, as estradas horríveis, quer dizer, não é só o carro que estraga, a gente fica a mercê também de acontecer algum acidente, aí, e a gente levar um prejuízo maior", disse outro usuário da estrada.
A ponte de madeira, já no final do trajeto representa perigo, principalmente,  para quem utiliza a estrada a noite. " A sinalização é pouca e a suspensão do carro não aguenta mais, não sei mais o que fazer, porque eu tenho que ficar vindo aqui porque a minha casa é ali em cima. Então, não dá, tem que tomar uma providência", finalizou outro motorista.

O Departamento de Estradas de Rodagem informou que nas próximas semanas vai fazer um tapa-buracos na rodovia.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Concurso para Guarda Municipal em Resende, RJ, é alvo de reclamações

Candidatos aprovados em um concurso público para Guarda Municipal deResende (RJ) estão reclamando da demora para que eles tomem posse do cargo. Eles fizeram todo o processo seletivo, inclusive exames admissionais, mas ainda não foram chamados. A previsão era de que eles começassem a trabalhar em março.
A seleção para trabalhar como guarda municipal começou em abril de 2012. Foram três provas: uma objetiva, uma avaliação física e uma avaliação psicológica. Ao todo, 65 pessoas foram aprovadas e, em setembro, começaram o curso preparatório.
“Estou tendo que fazer um bico aqui, outro ali, para suprir as nossas necessidades, porque está complicado. Família, casa para pagar, essas coisas todas”, lamentou Ricardo Ribeiro Bastos, que largou o emprego de 10 anos em uma montadora para investir na carreira.
As aulas terminaram em 14 de março. O resultado saiu quase um mês depois, mas estava com notas erradas. Os alunos entraram com recurso e um novo resultado foi divulgado no Diário Oficial no dia 21 de junho. Dos 57 nomes, José Augusto Amorim Rosa estava na lista, e chegou a comprar a farda de guarda municipal.
”A princípio ia chegar uma farda completa para cada um. Eu acho que é pouco para trabalhar, então eu comprei para ter mais uma, já contando que ia acabar o curso e [a gente] já ia começar a trabalhar, para não trabalhar sem uniforme. Agora, acontece que as nossas fardas já chegaram e a gente não está trabalhando”, contou José Augusto.
No próprio site da prefeitura, em setembro de 2012, foi divulgada a notícia de que, a partir de março de 2013, a Guarda Municipal receberia 65 novos agentes. O comandante deixou claro que era necessário contratar mais guardas para as ruas. Eles chegaram a atuar como estagiários, participaram do desfile de 7 de Setembro e foram apresentados à população.
“Até fica constrangedor porque nós avisamos que em março nós estaríamos nas ruas, e até agora nada. Quatro meses depois do curso e ninguém tem uma previsão. Fica difícil”, reclamou o segurança Carlos Almir de Abreu Neto.
Em entrevista ao RJTV, o secretário de governo de Resende, José Antônio de Carvalho Pinto, informou que os primeiros 20 classificados vão começar a trabalhar a partir de setembro. O representante da prefeitura informou também que até março de 2014 todos os candidatos do edital serão chamados.

Resende, RJ, cria novas regras para serviço de carga e descarga

Já estão valendo as novas regras para o serviço de carga e descarga no comércio de Resende (RJ). Os motoristas devem respeitar os horários de circulação e os locais específicos para estacionamento nos bairros Campos Elíseos, Centro e Manejo. A restrição é para veículos com peso acima de quatro toneladas, altura superior a 4,4 metros, comprimento superior a 6,3 metros, além de veículos articulados. Pelo novo decreto, fica proibida a circulação entre 11h30 e 13h30 e 16h30 e 19h30. Nos demais horários, o serviço será permitido somente nos locais determinados pela prefeitura.
O decreto também proíbe que esses veículos trafeguem pelo Centro utilizando as pontes Dr. Tácito Vianna Rodrigues e Miguel Couto Filho. A entrada deve ser feita somente pela ponte do Acesso Oeste.
Os supermercados também deverão seguir algumas regras. Os serviços de carga e descarga com veículos que possuam peso acima de quatro toneladas deverão ser feitos entre 20h e 6h.
Para serviços de carga e descarga de materiais de construção, concreto e de mudanças que fugirem do peso e horários estabelecidos, a prefeitura pode emitir uma licença especial. Os estabelecimentos também estão proibidos de colocar mercadorias nas calçadas e nas ruas.
Vagas para carga e descarga

Bairro Campos Elíseos: Rua Valdemir de A. Viana, Rua Sebastião José Rodrigues, Rua Nicolau Taranto, Rua 29 de Setembro, Rua Nicolau Rizzo, Rua Gulhot Rodrigues, Rua Alfredo Whately, Rua Alfredo Whately, Rua Coronel Braziel, Rua Coronel Braziel.

Bairro Manejo: Rua Alfredo Botelho, Rua Alfredo Botelho, Rua Narcisa Amália, Rua Washington Luiz, Rua Romeu Marques.
Centro: Avenida Gustavo Jardim, Rua Luiz Creto da Rocha, Rua Abel Rodrigues Pontes, Avenida João Ferreira Pinto, Avenida João Ferreira Pinto, Rua Padre Marques, Avenida João Ferreira Pinto.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Faltam fraldas geriátricas na Farmácia Popular de Resende, RJ

Idosos que dependem de fraldas geriátricas em Resende (RJ) têm sofrido para consegui-las. Há 20 dias o artigo está em falta na Farmácia Popular da cidade. Para conseguir o produto, é preciso recorrer à rede convencional de drogarias, onde o custo chega a ser três vezes mais alto. É o caso da família de Dona Odete, de 84 anos. Por causa do mal de alzheimer, ela passou a usar fralda geriátrica e só se locomove com ajuda da cadeira de rodas.
"Nós temos um pouco da dificuldade porque a mamãe precisa de usar fralda, só que nós temos recursos. E quem não tem recurso para comprar fralda? Como é que eles fazem?", indagou a filha, Elizabeth da Rocha Eloi, que é artesã e viu o gasto da família saltar de R$ 24 para R$ 60 mensais.
O problema atinge também a família da fisioterapeuta Ana Maria Rosas Siqueira. "São muitos os usuários que dependem dessas fraldas. O custo nas farmácias particulares não é baixo, então a população tem sofrido com essa falta e a gente não tem nenhum retorno deles com relação a prazo", reclamou.
O Instituto Vital Brazil, responsável pela distribuição das fraldas, informou que no começo do mês a distribuição foi interrompida devido a problemas na máquina de embalagem do fornecedor. Ainda de acordo com o instituto, a situação já foi resolvida.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Motoristas do Sul do RJ enfrentam problemas com Detran

Motoristas do Sul do Rio de Janeiro estão enfrentando dificuldades para agendar serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O aposentado Paulo Santos Cruz mora em Barra do Piraí e só conseguiu vaga para a cidade de Vassouras. “Eu me senti lesado pelo Estado nessa situação, porque, além das despesas financeiras, tem as despesas daquele momento que a gente deixou aqui, daquele momento que a gente deixou de estar resolvendo outros problemas”, reclamou.
No posto do Detran do município onde o morador não conseguiu agendamento há pessoas de outras cidades. O vendedor Hugo da Silva Carvalho viajou 96 quilômetros, desde Resende, para regularizar o automóvel. “Resende não está tendo vagas, está horrível, tem que sair de lá para vir aqui. Saí de Resende 5h, e a previsão que o rapaz me falou do Detran é sair daqui 13h, 14h”, contou.
O aposentado Danilo Lino de Oliveira saiu de Volta Redonda e acabou tendo o carro reprovado. “A única vaga que achei [era] para aqui e ainda chega aqui, a seta funciona dos dois lados, só porque a lâmpada está um pouquinho, meio fraca, o cara me barrou”, disse.
Segundo funcionários do Detran de Barra do Piraí, eles estão sobrecarregados de serviço e que, em maio de 2013, eram feitas em média cem vistorias diárias, agora o número passou até para 200. Isso faria com que empregados trabalhassem até depois do expediente para cumprir os agendamentos.
O Detran informou que abriu novas vagas para vistoria e transferência de propriedade de veículos em todos os postos da região. O serviço precisa ser agendado com antecedência pelo telefone 0800-020-4040 e é preciso estar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Firjan abre inscrições para cursos gratuitos

Estão abertas até o dia 2 de agosto de 2013 as inscrições para 60 vagas gratuitas para os cursos de qualificação profissional do projeto Formando o Futuro 2013 da Votorantim Siderurgia, em parceria com o Sistema Firjan. O programa tem como objetivo qualificar jovens e adultos dos municípios de Resende e Itatiaia. Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, renda de meio salário mínimo por membro da família, estar desempregado ou à procura do primeiro emprego.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao Senai Resende, que fica na Rua Sarkis José Sarkis, no Jardim Jalisco. É necessário apresentar cópia do documento de identidade (RG), CPF, comprovante de escolaridade e residência, certificado de reservista ou dispensa militar (para candidatos do sexo masculino).
Para participar do curso de Auxiliar em Operações Logísticas, o candidato precisa ter completado o 6º ano do ensino fundamental. Já para os cursos de Pintor de Automóveis e Eletricista Industrial, é necessário ter o 9º ano. Os candidatos selecionados passarão por prova escrita de Língua Portuguesa e Matemática, prevista para o dia 24 de agosto de 2013, das 9h às 12h, no Senai Resende.



domingo, 21 de julho de 2013

Sine estimula contratação de pessoas com deficiência

O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Resende está trabalhando para cadastrar mais pessoas com deficiência em seu quadro de candidatos. De acordo com a coordenadora Cláudia Balieiro, a unidade oferece a infraestrutura e o atendimento adequados às pessoas com deficiência, garantindo a inclusão social.
Gerenciada pelo Governo do Estado em parceria a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), a unidade é adaptada para receber cadeirantes e pessoas com deficiência, que vão ao posto se cadastrar para as vagas disponíveis ou participar de entrevistas com empresas que utilizam o espaço cedido pelo município.
Segundo a coordenadora, o cadastro dessas pessoas tem sido um grande trunfo das empresas da região focadas em cumprir a Lei de Cotas (Lei 8.213, de 24 de julho de 1991), que possibilita a centenas de milhares de pessoas com deficiência o emprego formal no país. Esta lei determina que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência, conforme o total de empregados.
“Sob a orientação do prefeito José Rechuan e do secretário Kiko Besouchet, estamos recadastrando constantemente todas as pessoas com deficiência em nossa unidade e, alertando aquelas que não conhecem o SINE, sobre a oportunidade de vir realizar o seu cadastro e aguardar uma oportunidade. Nossa unidade é totalmente adaptada e o atendimento é rápido e eficiente”, afirma a coordenadora, ressaltando que, na parceria com entidades representantes das pessoas com deficiência, somente a APADEVIR já indicou praticamente 300 currículos ao SINE Resende.
O secretário de Emprego e Renda, Kiko Besouchet, afirma que a inclusão social tem atenção especial no governo municipal. “O SINE Resende está pronto para atender a demanda de pessoas com deficiência e indicar cada vez mais trabalhadores aos postos de emprego das empresas da nossa região. Os interessados devem proceder ao cadastro no posto, que funciona à Rua Ezequiel Freire, nº 71, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. O SINE fornece seu cadastro e convoca aqueles conforme perfil de cada vaga. Eles recebem carta de encaminhamento que deve ser apresentada na empresa responsável pela vaga. Após entrevista o empregador informa a contratação ou não do candidato”, explicou o secretário.

Fonte: 

sábado, 20 de julho de 2013

Período de férias é sinônimo de baixa no hemonúcleo de Resende, RJ

Com as férias, aumenta a necessidade de abastecimento dos hemonúcleos de toda a região Sul do Rio de Janeiro. O número de doadores, no entanto, cai.  Em Resende (RJ), de acordo com dados da Secretaria de Saúde, para abastecer o estoque com segurança, o ideal seria que 200 pessoas doassem  sangue todo mês. Em junho, foram 120 doadores. Segundo Paulo Marcos Faria, coordenador médico do hemonúcleo, a expectativa é ter ainda menos doadores no mês de julho. "Pela evolução, e pelo comparecimento dos doadores no hemonúcleo, a gente estima que (a quantidade) fique aí em uns 100 doadores, mais ou menos 50% das nossas necessidades. Necessidades mínimas, diria", relcamou.
Para a atendente Crislane Ataíde Borges dos Santos, doadora assídua, o gesto é extremamente importante. "Pra mim não vai fazer falta nenhuma. As pessoas que estão doentes que estão precisando, acho que cada gotinha desse sangue que eu vou doar daqui a pouco aqui vai fazer diferença na vida dela e da família dela também", explicou, Crislane, enquanto esperava sua vez para doar.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Nissan confirma Versa nacional em 2014

Nissan confirmou a produção do sedã compacto Versa na nova fábrica que a montadora ergue na cidade de Resende, no Rio de Janeiro – o primeiro modelo é o March, que começará a ser vendido no 1º semestre de 2014.
Já o Versa nacional tem lançamento previsto para o 2º semestre. Ambos estrearam com tudo no Brasil em 2011, porém, sofreram com as restrições de importação implementadas pelo governo brasileiro, já que hoje são trazidos do México.
Por sorte, a Nissan já havia decidido ter uma fábrica exclusiva no País – atualmente, ela utiliza uma linha de montagem compartilhada com a Renault, no Paraná, para produzir a minivan Livina e a picape Frontier.
5% do mercado em 2016
A inauguração da fábrica fluminense faz parte de um plano da Nissan de obter 5% de participação no Brasil em 2016. A montadora tem hoje apenas 2,2% do mercado brasileiro, mas já teve o dobro disso antes dos problemas com importação.
O projeto da Nissan é ambicioso: além da fábrica, com capacidade para 200 mil veículos por ano e que deverá produzir um terceiro modelo no futuro, são esperados mais cinco modelos nos próximos anos, alguns importados, como o Altima e o Sentra, e outros com potencial de serem produzidos por aqui, como é o caso do monovolume Note. Para dar conta da demanda, a Nissan também planeja ampliar sua rede de concessionárias de 165 pontos atualmente para 240 em 2016.
Sotaque carioca
Além da fábrica em Resende, a Nissan tem investido em outras áreas para associar sua imagem com a do Rio de Janeiro. A empresa mudou sua sede para a capital fluminense há alguns meses e será uma das principais patrocinadoras dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Moradores de bairro em Resende, RJ, reclamam da onda de assaltos

Moradores do Mirante das Agulhas, em Resende (RJ), reclamam da onda de assaltos  no bairro. O último aconteceu no dia 10, quando suspeitos invadiram um supermercado. Segundo o aposentado Sebastião Dozinete, ele percebeu a movimentação suspeita na rua, ligou para o 190 da Polícia Militar, mas a viatura não apareceu. Minutos depois, o estabelecimento foi roubado. “A situação acontece e a gente tem que recorrer a quem? A polícia, e a gente liga e, realmente, a gente está desprotegido”, disse.
Marilza Medeiros dos Santos estava no caixa e ficou na mira dos assaltantes. A ação foi rápida, eles sairam do mercado com tranquilidade levando R$ 200. A falta de medo dos bandidos impressionou. “Me assustou, porque estavam muito tranquilos, cientes do que eles estavam fazendo. Eles olhavam, só focavam a gaveta e não ficaram preocupados se ia chegar um cliente, nada, tranquilíssimos mesmo”, afirmou a operadora de caixa.
Todos as pessoas que vivem no local se queixam da insegurança. Segundo eles, os assaltos acontecem com frequência, mesmo durante o dia, em hora de grande movimento na rua. Na maioria dos casos são adolescentes armados que praticam os crimes e fogem de bicicleta.
A dona da casa, Silvania Aparecida Pereira, também já foi vítima dos bandidos na porta de casa. “Botou a arma na minha barriga, falou que ia me matar, me matar, e eu vivi momentos terríveis. Aí quando ele me escapou um pouco eu chamei meu esposo, e meu marido perguntou o que “tava” acontecendo e eu “tava” tão nervosa que eu não conseguia falar, mas ele viu que o cara era estranho e eu não consegui abrir o portão para ele. Aí o cara montou na bicicleta e foi embora”, contou.
Os moradores cobram ações da polícia para melhorar a segurança no bairro. “Ter mais atenção ao Mirante aqui, porque “numa” semana nós tivemos dois assaltos. Nós precisamos aqui no bairro de uma viatura quase que constante”, completou o militar aposentado, Eraldo Guerreiro.
A Polícia Militar informou que vai apurar a reclamação de que a polícia não atendeu ao chamado dos moradores. E caso isso aconteça de novo, eles devem ligar para o disque-denúncia. O número é 3360-0112. A PM disse ainda que o policiamento já foi reforçado e que é fundamental que os moradores façam o registro dos assaltos na delegacia.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resende, RJ, seleciona obras para 41ª edição do Salão da Primavera

As inscrições para a 41ª edição do Salão da Primavera de Resende (RJ) estão abertas. De acordo com o comunicado da prefeitura, o cadastro deve ser feito no Museu de Arte Moderna (MAM), na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro. O prazo segue até 21 de agosto.
Segundo a assessoria de comunicação do governo municipal, a exposição do MAM tem como objetivo estimular o trabalho dos artistas e fomentar o intercâmbio cultural. A mostra é um dos eventos do aniversário da cidade, comemorado em 29 de setembro.
O salão, ainda segundo a prefeitura, concede três prêmios, cada um no valor de cinco salários mínimos: o Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Altamiro Pimenta e o Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, concedido somente a artistas de Resende.
De acordo com a direção do MAM, a seleção dos trabalhos pela comissão julgadora acontecerá no dia 24 de agosto, e a divulgação dos resultados está marcada para o dia 26 do mesmo mês. A premiação e a abertura da mostra serão em 14 de setembro.
Regras para cadastro

Os artistas devem entregar currículo e ficha de inscrição no MAM. Os interessados podem cadastrar três obras para cada técnica — pintura, desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre — produzidas nos últimos cincos anos. Os trabalhos devem ter no máximo um metro de dimensão e pesar até 25 kg.

As obras devem ser entregues pessoalmente ou por correios no MAM, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou aos sábados, domingos e feriados, com agendamento pelo telefones (24) 3360-6155 ou (24) 3360-4470.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Aeroporto de Resende volta a operar


A Azul/Trip voltou a operar nesta segunda-feira (15) no Aeroporto Municipal das Agulhas Negras, em Resende. O primeiro voo, vindo de Varginha (MG) trouxe quatro passageiros que desembarcaram na cidade; o avião decolou para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, levando 14 passageiros que embarcaram em Resende. O reinício dos voos foi acertado após uma reunião, na semana passada, em Brasília, entre o secretário e o Comando da Aeronáutica. Desta reunião, resultou um ofício encaminhado ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) solicitando a avaliação e aprovação dos documentos e a rota estabelecida para os voos. A autorização para o início das atividades foi emitida esta semana pelo órgão, segundo informou o secretário Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira.

- Foi mantido o acordo que já havia sido formalizado anteriormente para a liberação dos voos partindo de Resende. É um grande ganho para a nossa cidade, que vem recebendo um grande número de pessoas devido à instalação de novas empresas. Sem contar o favorecimento ao turismo que o reinício dos voos trará para cidade - explicou Moreira. 
Segundo o secretário, as passagens já podem ser compradas pelo site da empresa aérea. 

O primeiro voo chega em Resende às 11h20, vindo de Varginha e decola às 11h45 com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. O voo tem a duração aproximada de 1h10. Da cidade paulista, será possível fazer conexões para diversos outros destinos do país como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal. 

Uma das novidades que devem ampliar o número de passageiros do Aeroporto de Resende nos próximos meses é a implantação de uma linha de ônibus ligando as rodoviárias de Volta Redonda e Barra Mansa diretamente ao aeroporto, com horários programados para que haja veículos disponíveis para os passageiros chegarem a tempo de embarcar e para que os que desembarcam tenham transporte rápido para as duas cidades.

- Estamos conversando com uma empresa de ônibus e esperamos que logo os ônibus estejam disponíveis - disse Edgar Moreira.


Outra empresa


Além dos voos da Azul/Trip, o aeroporto de Resende deve contar em breve com outra empresa: a Brava Linhas Aéreas vai iniciar uma ligação por avião entre Resende e o Rio. A mesma companhia também vai transportar passageiros para o Sul do Brasil. Segundo o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a empresa já apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) seu pedido de licença para voos, que irá ter como rota Porto Alegre (RS) x Santa Maria (RS) x Guarulhos (SP) x Resende (RJ) x Rio de Janeiro (RJ). A previsão é de que os voos para estes destinos sejam iniciados até o final de julho.

O voo de ida da Brava deve sair de Resende às dez horas da manhã com destino ao Rio. O mesmo avião vai pousar em Resende ao meio-dia, vindo do Rio. O detalhe é que o voo prosseguirá para Guarulhos (SP), Lajes (SC), Santa Maria (RS) e Porto Alegre (RS). Assim, os voos da Brava vão ligar Resende ao Rio e a São Paulo e à Região Sul.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,76316,Aeroporto%20de%20Resende%20volta%20a%20operar.html#ixzz2ZENeusWb

Abertas inscrições para cursos técnicos gratuitos em Resende, RJ

Estão abertas inscrições para cursos técnicos gratuitos, em Resende(RJ). Serão disponibilizadas 90 vagas para técnico em Lazer, Serviços Públicos e Agente Comunitário de Saúde. Os cursos são da Educação a Distância, em parceria com a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As inscrições podem ser feitas até o dia 19 (sexta-feira) pelo site da instituição.
Para participar, a única exigência é ter concluído ou estar cursando o 2º ano do ensino médio. Não existe limite de idade. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e entregá-lo no Colégio Olavo Bilac, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 397, bairro Campos Elíseos. Os candidatos serão selecionados através de sorteio.
Apesar das aulas acontecerem à distância, as provas são presenciais e acontecem no polo municipal, no Colégio Olavo Bilac. Os cursos têm duração de um ano e meio a dois anos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Exposição de arte reúne obras premiadas em Resende, RJ

A partir desta segunda-feira (8), os amantes da arte poderão visitar a exposição ‘Retrospectiva dos Salões da Primavera’ no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, RJ. Entre quadros e esculturas de diversos artistas, 30 obras premiadas nas edições entre 2005 e 2012 do salão da primavera estarão expostas até o dia 30 de agosto.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, as visitas podem ser feitas das 9h às 17h. O MAM fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro. Mais informações pelos telefones (24) 3360 6155 e 3360 4470.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Nissan confirma produção de March e Versa no RJ


A Nissan confirmou na segunda-feira (8) que o sedã Versa, assim como o hatch March, será fabricado na nova planta da marca, em Resende (Rio de Janeiro). Os veículos compartilharão a mesma nova plataforma (V).

De acordo com o comunicado divulgado pela montadora, a produção na fábrica de Resende terá início no primeiro semestre de 2014, com o March, enquanto o Versa entrará na linha de montagem a partir do segundo semestre do ano que vem. A planta terá capacidade anual para produzir 200 mil veículos.

A decisão faz parte da estratégia de crescimento da fabricante no País. A Nissan planeja obter 5% de participação no mercado brasileiro até 2016 e, para isso, também prevê o lançamento de oito modelos inéditos nos próximos anos. Já a rede de concessionárias deve aumentar de 165 para 240 locais até 2016.


terça-feira, 9 de julho de 2013

Imóveis próximos ao aeroporto de Resende, RJ, são inspecionados

"É uma questão de segurança e de ocupação aeroviária. Segurança de acesso ao aeroporto, que é um aeroporto, como qualquer outro do Brasil e do mundo. E ocupação de terra irregular, que é terra da união sob concessão ao município e tem que estar regularizada", justificou o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, sobre a fiscalização feita nos imóveis do entorno do aeroporto de Resende (RJ). Ele explicou que a medida se trata de uma exigência do governo federal. Alguns imóveis precisam ter a documentação atualizada, e em outros casos, as construções precisam ser desocupadas devido à situação irregular.
No mês passado o aeroclube da cidade chegou a ser notificado. A escola de pilotagem não teria o alvará correto e estaria armazenando combustível de forma perigosa. A direção informou que já conversou com a prefeitura e deu entrada no pedido de autorização de funcionamento. Além disso, foi encontrada uma solução para o combustível, que passará a ser estocado em um caminhão.
"A posição da prefeitura é essa. Eles não querem nos tirar daqui e a gente tá apto a regularizar tudo que for preciso" disse o o diretor do aeroclube, Ricardo Mauro Vieira.

domingo, 7 de julho de 2013

Secretário anuncia solução ao problema que impede voos em Resende

Os voos comerciais do Aeroporto de Resende, que estavam marcados para reiniciar hoje (4), foram adiados. O motivo foi a recusa do Coronel Clovis Travassos Evangelista, diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira, em assinar o acordo fechado entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), a Força Aérea Brasileira (FAB), os setores de Proteção do Espaço Aéreo dos estados do Rio, São Paulo e Paraná para estabelecer a rota dos voos comerciais sobre Resende.
O impasse adiou a retomada das operações da Azul Linhas Aéreas (antiga Trip Linhas Aéreas) no município, conforme o DIÁRIO DO VALE havia antecipado no final do mês passado.
A operação comercial ainda não tem data marcada para retornar ao aeroporto de Resende, mas as questões técnicas já foram solucionadas. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) deve anunciar, em meados deste mês, a aprovação de novas rotas.
O problema estava relacionado a alguns voos de teste que são feitos pelo IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira) e interferem com a rota prevista inicialmente para os voos da Azul/Trip. Quando recebeu a informação sobre o problema com as rotas, o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, Edgar Moreira, entrou em contato com o Comando da Aeronáutica, em Brasília.
- Consegui marcar uma reunião com eles na última quarta-feira; eles entraram em contato com o IPEV e foi negociada uma nova rota para os voos comerciais, para que não haja interferência com os testes do IPEV. O documento que oficializa esse acordo foi preparado e enviado para o DCEA, que vai dar seu parecer até o dia 15 de julho. Depois disso, e se o parecer for favorável, como acreditamos, a Azul/Trip estará liberada para marcar a data de retorno das operações - afirma Edgar.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,75862,Secretario-anuncia-solucao-ao-problema-que-impede-voos-em-Resende.html#ixzz2YBbzW5TM

sábado, 6 de julho de 2013

Frio aumenta movimento em livrarias e bibliotecas de Resende, RJ

Livrarias e bibliotecas de Resende (RJ) têm registrado um aumento na procura por livros durante o inverno. Segundo a dona de um estabelecimento desse segmento, as vendas chegam a crescer, em média, 4%. “Em número de livros, em torno de 3,5% a 4%, vem aumentando, isso é um histórico, mas estamos aguardando que esse ano possa ter uma venda um pouco maior”, disse Teresa Lescure.
O público que frequenta esses locais é variado. Desde os mais jovens, até os mais velhos. “Na hora de dormir eu pego um livro para eu ler”, disse uma menina. “Leitura traz conhecimento, entretenimento, a gente passa o tempo. A temperatura faz com que a gente fique mais em casa, o hábito de ler no frio aumenta”, comentou um cliente.
Para quem não pode pagar por uma leitura, a opção é a biblioteca do município. São, aproximadamente, 13 mil títulos. “As pessoas maduras procuram mais literatura nacional, literatura estrangeira. Esses livros que estão fazendo sucesso agora, principalmente, os livros que falam sobre esoterismo. Esses são os mais procurados”, disse João Duarte, coordenador da biblioteca.
Com as temperaturas mais baixas, o empréstimo chega a aumentar 10%. “A frequência de usuário para leitura local há uma pequena queda, mas para ler em casa, a gente observa um aumento, eu diria uns 10% a mais”, completou.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Adiada retomada de voos comerciais em aeroporto de Resende, RJ

A retomada dos voos comerciais no aeroporto de Resende (RJ) foi adiada mais uma vez. Uma reunião realizada no dia 10 junho, no Rio de Janeiro, havia definido que a data de reabertura seria nesta quinta-feira (4). Mas, segundo a prefeitura da cidade, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) não assinou o documento autorizando o funcionamento porque a rota definida ocupa o espaço aéreo de outros aviões.
“Eles estão fazendo testes de motor de aeronaves em parte da rota [que seria utilizada pelo aeroporto de Resende]. Então, temos que conciliar esse desvio”, explicou o Secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, Edgar Moreira.
O secretário informou ainda que uma nova data já foi definida para que os voos sejam retomados.
“Participei de uma reunião ontem [quarta-feira,3] em Brasília, e foi feito um novo traçado da linha. O documento já foi encaminhado para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo [Decea] e será enviado a todas as partes envolvidas. Eles têm até segunda-feira (8) para responder. A previsão é que a empresa volte a funcionar normalmente no dia 15 de julho (segunda-feira)”, concluiu Edgar.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Inverno impulsiona vendas de vinhos e frios em lojas de Resende, no RJ

O inverno está impulsionando as vendas nas lojas de vinhos e frios de Resende (RJ). O movimento em alguns estabelecimentos chega a crescer 30%. Em relação às bebidas, a procura maior é por vinhos chilenos e argentinos, devido ao preço e à qualidade.
O simples varia de R$ 12 a R$ 20. Para aqueles que não abrem mão de um vinho elaborado, o jeito é gastar mais, já que uma garrafa dessas pode chegar a R$ 600. A comerciante Vera Lúcia Vilella dá a dica para quem quer saborear o produto sem gastar muito. “Você pode pegar um vinho reserva, que é de melhor qualidade, mas é um preço de promoção, quer dizer, ele sai ao preço de um comum às vezes”, diz.
Nas lojas também é possível encontrar produtos nacionais, mas eles nem sempre são mais baratos. Além disso, o local de produção da uva interfere diretamente no sabor do vinho. “Cada região tem seu microclima, então isso vai influenciando em cada tipo de uva. Se uma uva é produzida no Chile e na Argentina, são produtos diferentes por causa do clima, por causa da terra. Então isso vai mudando, cada vinho tem a característica do lugar onde é produzido”, explica o proprietário de loja de vinhos Adinilze de Almeida Moura.
A bebida combina com frios, por isso, geralmente as lojas oferecem esses dois tipos de produtos. Salame, parmesão, queijos holandeses e presunto de parma fazem sucesso nas prateleiras, porém alguns têm o preço bastante salgado, quase R$ 100 o quilo. A melhor opção é recorrer aos supermercados, onde é possível encontrar produtos nacionais mais em conta.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resende, RJ, inscreve para programa Recreio nas Férias

Estão abertas as inscrições para o programa Recreio nas Férias, em Resende (RJ). As atividades acontecem entre os dias 22 e 26 (segunda a sexta-feira), em quatro polos diferentes: Parque Tobogã, Parque Paraíso, Baixada da Olaria e Engenheiro Passos. Serão disponibilizadas mil vagas para crianças entre 6 e 12 anos. O cadastro segue até o preenchimento das vagas.
Os interessados podem se inscrever das 8h às 11h e das 14h às 17h nos seguintes locais: Parque Tobogã, Parque Paraíso e nas escolas municipais Júlio Verne, no bairro Vicentina, Maria Dulce Freire Chaves, no Surubi Novo, Ester Politi, na Fazenda da Barra I, Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III, Marieta Salles Cunha, na Baixada da Olaria e Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos. O responsável deve apresentar uma cópia da certidão de nascimento da criança. A inscrição é gratuita.
Segundo a coordenação do evento, os participantes receberão camisetas, bonés, lanche e transporte. Entre as brincadeiras estarão gincanas, atividades esportivas e recreativas, além de passeios pela cidade.
Mais informações através dos telefones (24) 3360-6087 e 3354-7522.


Vagas disponíveis

Local: Parque Tobogã
Vagas: 200



Local:Parque Paraíso
Vagas: 400



Local: Baixada da Olaria
Vagas: 200



Local: Engenheiro Passos
Vagas: 200


terça-feira, 2 de julho de 2013

Cargolift assina novo contrato com Renault e Nissan

A Cargolift foi a empresa vencedora da concorrência Logistc Inbound Domestic Transportation, para atender fábricas da Nissan em Resende (RJ) e da Renault em São José dos Pinhais (PR) até 2017. A seleção da transportadora paranaense ocorreu após rigorosa avaliação técnica ao longo de seis meses. As operações com a Nissan iniciam em outubro e posteriormente com a Renault.
O novo contrato prevê o atendimento de todos os fornecedores das montadoras no Paraná e no Rio de Janeiro, somando mais de 2.500 viagens de carretas ou bitrens por mês. Ao todo serão transportados mensalmente mais de 230 mil metros cúbicos de peças para a fabricação de automóveis.
“Estamos felizes pela Renault ter voltado a prestigiar nossos serviços de Milk Run e LineHaul após 10 anos e desta vez para atender também a Nissan que tem uma logística interessante. Esta nova parceria é um grande conquista para toda equipe e temos certeza que vamos superar expectativas”, declara o Diretor Presidente da Cargolift, Markenson Marques.

Contrato


Marques ressalta ainda a satisfação do processo de assinatura do contrato ter acontecido com antecedência ao início das operações com a Nissan. “Esse período que antecede as operações é primordial para o sucesso, pois nos permite fazer novas aquisições e reposicionar ativos da frota, além de montarmos equipe e realizar um planejamento eficaz”, destaca.

Parceria Renault - Cargolift 


A parceria entre a Cargolift e a Renault do Brasil já existe há mais de 15 anos. A Cargolift foi a primeira empresa de transportes a atender a Renault no Brasil, com a movimentação de containers para o Porto Seco de Curitiba e posteriormente com o transporte de peças de reposição entre Curitiba e Jundiaí (SP). Entre 2000 e 2003 atendeu com sistema Milk-Run os fornecedores da região Sul e agora retoma esta atividade com a montadora, assumindo aproximadamente 30% do seu volume de inbound.
Depois da inauguração de uma nova filial em Piracicaba (SP) no início de 2013, fortalecendo a empresa no estado de São Paulo, esta nova conquista leva a marca Cargolift a mais um estado brasileiro de grande importância logística e estratégica, o Rio de Janeiro. “Esta conquista é para nós o resultado merecido de um trabalho sério e dedicado. Procuramos sempre superar as expectativas dos nossos clientes na busca de novos negócios, como fazemos com a Renault, e agora também nesta nova parceria com a Nissan de Resende”, pontua o Diretor de Negócios e Operações da Cargolift, Joaquim Koller.

Serviço: 


Cargolift 
Rua Arthur Martins Franco, 880 - Cidade Industrial
Curitiba, Paraná – Brasil
Fone: +55 (41) 2106.0700

Ônibus de refretamento têm acesso restringido em Resende, no RJ

os ônibus de fretamento que circulam por Resende (RJ) têm o acesso restringido. Entre 7h e 22h, eles não podem passar pelo bairro Campos Elíseos, pelas pontes Tácito Vianna Rodrigues e Miguel Couto Filho. A medida não vale para vans e micro-ônibus.
Com a determinação, a entrada e a saída da cidade passam a ser feitas pelos Acessos Oeste - Avenida Francisco Fortes Filho - e Leste - bairro Morada do Castelo, que leva ao Pontilhão do bairro Surubi. De acordo com a Prefeitura, os ônibus de fretamento que circulam por Resende conduzem, na maioria, funcionários de fábricas da região.
A Superintendência de Transporte e Trânsito do Município informou que a medida busca melhorar o fluxo de veículos. O decreto que oficializa a decisão foi assinado no fim de junho.
Bairros e ruas permitidos aos ônibus de fretamento

Jardim Primavera, Morada do Contorno, Toyota e Vila Isabel
Avenida Francisco Fortes Filho; Ruados Rouxinóis/Rua dos Pintassilgos/ Rua Projetada; Avenidas A, B e Tocantins; Rua 12; Avenida 2; Rua13

Boa Vista II, Mirante da Serra e Morada da Colina
Rua 6, Rua Doutor Mario Jardim Freire, Rua 9, Rua Galdencio de Souza, Rua José Cataldo, Avenida Professor Darcy Ribeiro/Estrada Resende-Riachuelo

Cidade Alegria, Nova Alegria e Jardim Beira Rio
Rua Perimetral Sul, Ruadas Amendoeira, RuaPerimetral Norte, Avenida das Mangueiras, Ruados Arapaneis, Ruadas Magnólias, Avenida D, Ruas 7 e 8, Rua Tancredo Neves

Alegria Velha e Itapuca
Rua A, Rua Ari Lopes Moreira, Rua José Carlos Giovani, Rua Jorge Batista Sampaio, Rua Ignácio Lopes Siqueira, Rua Reinara dos Santos Nogueira, Rua Euclides da Cunha, Rua Hostilio de Souza, Avenida Juscelino Kubitschek, Rua Euzébio Manuel da Glória

Boa Vista I e II
Rua José Zolvino Coutinho, Rua Doutor Mario Jardim Freire, Rua Hanna Iskandar Arbache, Rua Doutor Agila Lobo Sobral

Vila Julieta
Rua Bahia, Avenida General Afonseca, Avenida Brasília, Avenida Feliciano Sodré, Avenida Romeu Marques, Rua Padre José Sandrup, Avenida Tenente Coronel Adalberto Mendes

Liberdade e Nova Alegria
Avenida Riachuelo, Rua Tiradentes, Avenida Rui Barbosa, Rua Princesa Isabel, Rua Cláudio Manoel da Costa, Rua Voluntário da Pátria, Rua Custódio José de Melo

Jardim Jalisco
Avenida Marcilio Dia, Rua Rita Ferreira da Rocha, Rua Augusto Xavier de Lima, Rua João Ferreira Pinto

Jardim Brasília, Ipiranga e Apha Ville
Rua Coronel Rocha Santos, Avenida Augusto de Carvalho

Centro, Lavapés, Vila Verde e Surubi
Rua Vila Adelaide, Avenida Saturnino Braga, Avenida Gustavo Jardim, Rua Pintor Nunes de Paula, Avenida Presidente Kennedy, Rua Padre Manuel dos Anjos, Rua Eduardo Cotrim, Estrada Presidente Pedreira, Rua Professor Heitor Ramos, Rua Antonio Alves de Almeida, Rua Iria Julia Martins, Rua Rodolpho Anechino, Rua Noel de Carvalho, Rua do Rosário

Alto dos Passos, Santos Amaro e Vicentina
Ruas João Pessoa, Senhor dos Passos, Ana Julia de Melo e Silva, Claudino José de Paula, Alvino Vitorino Coelho, Amparo, Geraldina Gomes de Jesus, José Espíndola Elias (Rua do DPO), Clodomiro Maia

Monet e Morada do Castelo
Ruas Doutor Haroldo Vianna Rodrigues (Rua 1), Di Cavalcanti (Rua 3), Leonardo da Vinci (Rua 5), Iberê Camargo e Burle Marx

Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro e Alambari
Avenida sNossa Senhora de Fátima e Doutor Jeferson Bruno; Rua Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Rosário; Praça Expedicionário Zeferino de Oliveira; Ruas Dom Bosco, Doutor João Cabral Flexa, São Jerônimo, Santa Terezinha, Santa Rosa, Agenor Marcondes de Godoy, Santa Catarina, João Ourique Ferreira, Duque Costa, Luiz de Camões; Estradada Vargem Grande

Jardim do Sol e São Januário
Ruas Terra (Rua 5), Saturno (Rua B) e Netuno (Rua 2); Estrada Municipal Baixada São Januário

Fazenda da Barra I, II e III, Parque Embaixador, Maria Cândida e Morada da Barra
Estradada Barra II, Rua Oswaldo Porto, Rua E, Rua Maria Belizário de Santana, Rua Marechal Candido Rondon, Pista Marginal da Dutra, Estrada de Acesso à Barra III (Viaduto  da Central), Rua Orga de São José de Paula, Rua Sebastião Pedroso da Silva, Estrada Parque Minas Gerais, Avenida São Gotardo, Rua Barbacena, Avenida São João Del Rey, Rua 33, Avenida do Contorno (antiga Rua 2), Rua Antonio Inácio Filho (antiga Rua 1)

Bairro São Caetano
Rua Benedito Leonel da Silva, Rua Ernesto Matos de Oliveira, Rua Horácio D. da Silva, Ruas 2 e B