A criação de um novo sindicato para representar os metalúrgicos de Resende, Porto Real e Itatiaia será objeto de um processo judicial movido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). As duas centrais atribuem a criação do novo sindicato a uma estratégia da Força Sindical, a que o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense se filiou recentemente.
Grupos de observadores ligados às duas centrais estiveram na assembleia de fundação do sindicato, na qualidade de observadores, e estão reunindo informações para o processo. Durante a reunião, estavam previstas no edital a aprovação do estatuto da nova entidade e a eleição de uma diretoria administrativa.
Um dos dados que podem ajudar a questionar o novo sindicato é que, segundo Maurício Ramos, presidente estadual da CTB, o presidente do novo sindicato seria Edmilson Alvarenga e Bartolomeu Citeli da Silva seria membro da diretoria.
Edmilson e Citeli são, respectivamente, secretário de Administração e Finanças e secretário de Formação, Comunicação e Assuntos Sócio-Econômicos do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. O DIÁRIO DO VALE fez contato com Edmilson Alvarenga, que informou que não vai comentar o assunto.
Edmilson e Bartolomeu seriam, segundo informações do presidente da CTB, empregados de empresas do setor localizadas na base do novo sindicato. Ainda segundo Maurício, eles continuariam como membros da diretoria do Sindicato do Sul Fluminense, mesmo depois de assumirem o processo de criação do Sindicato de Resende, Porto Real e Itatiaia.
- O fato de membros da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense estarem na direção do sindicato de Resende comprova que se trata de uma manobra para dividir a categoria, criada dentro da atual direção do sindicato de Volta Redonda - afirmou Maurício.
Se for realmente criado, o novo sindicato atenderá a integrantes de um mercado de trabalho significativo para metalúrgicos nas cidades de Resende, Porto Real e Itatiaia, que ocorreu nos últimos 15 anos, com a chegada de empresas como a Man Latin America, PSA Peugeot Citroën, Votorantim Siderurgia e agora a futura montadora da Nissan.
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