terça-feira, 31 de maio de 2011

Dedé Santana não tem mais sangramento estomacal, diz boletim


O humorista Dedé Santana, 75 anos, não apresenta novos quadros de sangramento estomacal, informa boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (31). Ele continua internado no CTI do Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, onde passará por novos exames ainda nesta terça.


Seu quadro de saúde é estável. Não há previsão de alta.

Bem-humorado, Dedé assistiu a filmes e recebeu a visita do humorista Renato Aragão, por volta das 22h desta segunda (30).

Hemorragia
Dedé Santana deu entrada na unidade na sexta-feira (27), após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista estava com hemorragia estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.

No sábado (28), Dedé foi submetido a uma colonoscopia, procedimento usado para ver como está o funcionamento do cólon e do reto.


Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/dede-santana-nao-tem-mais-sangramento-diz-hospital.html


Seriado ‘A mulher invisível’ estreia hoje, com Luana Piovani, Selton Mello e Débora Falabella num triângulo amoroso virtual


   Os olhos não veem, mas o coração sente... Ah, como sente! Por causa de Amanda (Luana Piovani), a idealização de uma mulher perfeita, que só existe no imaginário de Pedro (Selton Mello), seu casamento com Clarisse (Débora Falabella) sofre uma reviravolta. É com base nesse triângulo amoroso virtual que "A mulher invisível", sucesso nos cinemas em 2009, está de volta, agora em formato de seriado para a TV. A novidade vai ao ar em cinco episódios, a partir de hoje, logo após "Tapas & beijos", na Globo.
   Livremente inspirada no filme com roteiro e direção de Claudio Torres, a atração pensada por Guel Arraes resgata Selton e Luana para contar uma nova história na pele dos protagonistas. Débora é a novidade da vez.
   É no estilo "Dona Flor e seus dois maridos" às avessas que a história de "A mulher invisível", o seriado, vai ganhando contornos de comédia romântica fantástica.
   De volta à TV em mais um seriado — a última aparição dele foi em "A cura", no ano passado —, Selton Mello se diverte com a possibilidade de reviver um papel querido pelo público:
— Me sinto um super-herói que botou a capa e voltou com tudo. É o mesmo Pedro de antes, não houve ajustes. E ouço piadinhas das pessoas nas ruas até hoje por causa do filme. Se estou na fila do restaurante ou do cinema, me perguntam: "E a mulher invisível, está aí com você? Não consigo ver...". O pior é que tenho o costume de falar sozinho, principalmente no trânsito. Devem achar que eu levei o personagem para casa mesmo (risos). Está sendo um prazer voltar a brincar em cena.
Além de atuar, Selton explora sua porção diretor em "A mulher invisível". O último episódio estará sob a sua batuta:
— Isso foi mais um atrativo para participar do seriado. Dirigir e atuar ao mesmo tempo é algo parecido com Pedro lidando com a mulher invisível: maluco, esquizofrênico, mas funciona bem.

+ de 4.000 Acessos. Muito Obrigado!





ONG em Resende quer construir centro para tratamento de dependência química

Crédito da Matéria: Lúcia Pires


Como vem acontecendo em vários municípios brasileiros, Resende está enfrentando sérios problemas com a entrada do crack na vida de seus adolescentes e jovens e, mal os médicos começaram a estudar os efeitos dessa droga no organismo humano, já se vêem obrigados a enfrentar o oxi, que está sendo oferecido maciçamente nas rodas sociais da capital paulista.
Sobre o oxi pouco se sabe, a não ser que ele é mais letal que o crack e possui uma composição mais "pobre" e que mata mais rapidamente. Essa nova droga - composta por cal, gasolina e pasta de cocaína - está sendo considerada a nova epidemia no mundo da dependência química. 
Para enfrentar essa nova realidade a ONG Evoluir, fundada há dois anos em Resende, vem desenvolvendo projetos alternativos e atendimento médico e psicológico totalmente gratuitos com o apoio de voluntários. 
Para o diretor executivo da Evoluir, Roberto da Silva Santos, o importante é agir para fazer alguma diferença em benefício da sociedade.
- Nós fundamos a ONG há dois anos para atender dependentes químicos e seus familiares. Implantamos os projetos Comunidade Terapêutica, Casa Reluz e Casa Devir. No Comunidade Terapêutica nós atendíamos até 30 moradores de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis. Atualmente este projeto está suspenso por falta de local para abrigar os dependentes - explicou Roberto, chamando a atenção para a necessidade de se construir um centro de tratamento para dependentes na região.
Segundo ele, a maioria dos dependentes são encaminhados para tratamento em outras cidades, principalmente no interior paulista e em Minas Gerais, pois o estado do Rio de Janeiro conta com poucas unidades - em sua maioria afastadas da região. A distância dificulta a manutenção e a reativação dos laços familiares e torna o acompanhamento do tratamento mais caro, além, de prejudicar o processo de ressocialização.


Projeto


Com o objetivo de resolver esse problema, os integrantes da Evoluir lançaram um projeto para a construção de um centro de Centro de Tratamento de Dependência Química, que teria dez mil metros quadrados. 
- A ideia é ter onde hospedar temporariamente uma pessoa que esteja em situação de risco e encaminhando-a depois para internação, se for o caso. Queremos ter também uma área voltada para tratamento ambulatorial, oficinas, depósitos, lavanderia, tudo que se precisa para tratar da dependência química. Queremos também implantar esse centro em um ponto que facilite o acesso aos moradores de Itatiaia, Quatis, Porto Real e Resende - disse Roberto.
Com a iniciativa ainda no papel, ele disse que a ONG vai tentar fazer convênios com as fábricas
- Vamos tentar fazer do jeito que der, porque o que precisamos é fazer alguma coisa que resolva o problema da recuperação dos dependentes químicos - disse o diretor.


Quase três mil atendidos


Os voluntários da Evoluir atenderam, entre setembro e dezembro de 2009, 449 pessoas, entre dependentes químicos e seus familiares. Em 2010 este número subiu para 1.830; e este ano, de janeiro até abril, eles já atenderam a 646 pessoas, totalizando 2.925 pessoas atendidas desde a fundação da ONG. 
Atualmente, os voluntários atendem no salão da Igreja do Rosário, no Centro da cidade, e contam com o apoio da Pastoral da Sobriedade.


Projetos da ONG Evoluir


Projeto Casa Reluz - Os voluntários hospedam em uma casa jovens oriundos de comunidades terapêuticas que tiveram sucesso no tratamento, mas não possuem mais vínculos familiares. Esse projeto representa uma oportunidade para cerca de 17% dos jovens internados nas casas de recuperação. O objetivo é abrigá-los e encaminhá-los a cursos que facilitem sua empregabilidade, auxiliando-os na busca por um emprego.
Projeto Casa Devir - Os jovens são abrigados em uma residência enquanto esperam uma vaga para internação. Eles recebem apoio psicológico, assistência médica e orientação no trato com a dependência química. O objetivo é retirar os dependentes das áreas de risco, apoiar a abstinência, garantir a adesão ao tratamento futuro, e confirmar, se for o caso, a necessidade de internação.






segunda-feira, 30 de maio de 2011

Audiência Pública


A Controladoria Geral do Município promove nesta terça-feira (31), às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal, a audiência pública de prestação de contas da administração municipal, relativa ao período de janeiro a abril de 2011 (primeiro quadrimestre do ano).
O objetivo da audiência, segundo o titular da Controladoria, Ludemar Pereira, é cumprir a exigência da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que determina a realização da prestação de contas pelas prefeituras, a cada quatro meses.
A audiência pública contará com as presenças do próprio prefeito José Rechuan; do controlador Ludemar Pereira; de secretários municipais, diretores e presidentes de autarquias da prefeitura, vereadores, dirigentes de associações de moradores e representantes de segmentos organizados da sociedade civil organizada. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal, que cedeu o plenário da casa para a realização da audiência pública.

Após exames, Dedé Santana volta para o CTI em hospital no Rio


O humorista Dedé Santana, de 75 anos,voltou para o Centro de Tratamento Intensiva (CTI) do Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta segunda-feira (30). As informações foram divulgadas pelo hospital.
Segundo os médicos, o comediante realizou exame de sangue e outras análises de rotina, na manhã desta segunda. Após os exames, ele almoçou com a esposa no hospital e retornou à tarde para o CTI. Ele está internado desde sexta (27), quando foi diagnosticado com uma hemorragia estomacal.
O hospital informou que Dedé Santana voltou para a unidade intensiva por precaução médica. O estado de saúde dele é considerado estável. Ainda não há previsão de alta para o humorista.
Segundo a assessoria de imprensa do ator, ele pode ser transferido para o quarto ainda nesta segunda ou na manhã de terça-feira (31).
Hemorragia estomacal
Dedé Santana deu entrada na unidade na sexta-feira (27), após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista estava com hemorragia estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.

No sábado (28), Dedé foi submetido a uma colonoscopia, procedimento usado para ver como está o funcionamento do cólon e do reto. A assessoria de imprensa do Barra D'Or informou que apesar de o sangramento ter sido interrompido, Dedé adquiriu uma anemia devido à intensa perda de sangue.


Anvisa aprova vacina contra HPV para homens


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra o HPV para pessoas do sexo masculino com idade entre 9 e 26 anos. A decisão foi baseada em estudos apresentados pela empresa Merck Sharp&Dohme e publicados no New England Journal of Medicine; foi formalizada no dia 5 de maio e publicada no Diário Oficial da União de 23 de maio deste ano.
A vacina quadrivalente, a mesma utilizada para mulheres, atua contra os tipos 6, 11, 16 e 18 da doença e terá efeito na prevenção de verrugas genitais externas. O estudo não demonstrou, porém, a eficácia da vacina para outros desfechos clínicos como a prevenção de lesões pré-cancerosas genitais, câncer peniano, perineal e perianal ou câncer anal.

HPV e câncer
Um levantamento do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, mostrou que o número de casos de câncer de boca associados ao HPV aumentou de 3% para 32% nos pacientes de até 40 anos nos últimos 15 anos.

No caso dos tumores de orofaringe - sistema que abrange as amígdalas, a língua e o palato - a porcentagem de pacientes que apresentam infecção por HPV aumentou de 23% para 80% no mesmo período.



domingo, 29 de maio de 2011

Dedé Santana é internado no Rio após hemorragia no estômago, diz hospital

Foto: Blenda Gomes/ TV Globo

O humorista Dedé Santana, de 75 anos, está internado no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com as informações divulgadas pelo hospital, o comediante permanece neste domingo (29) no Centro de Tratamento Intensiva (CTI), mas o estado de saúde dele é considerado estável pelos médicos.
Ainda de acordo com o hospital, Dedé Santana deu entrada na unidade na sexta-feira (27), após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista estava com hemorragia estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.
No sábado (28), Dedé foi submetido a uma colonoscopia, procedimento usado para ver como está o funcionamento do cólon e do reto. A assessoria de imprensa do Barra D'Or informou que apesar de o sangramento ter sido interrompido, Dedé adquiriu uma anemia devido à intensa perda de sangue.
Por precaução, os médicos optaram pela internação do humorista no CTI. No entanto, ele respira espontaneamente, sem ajuda de aparelhos. O hospital informou ainda que Dedé Santana recebeu neste domingo a visita de parentes e amigos. Ainda não há previsão de alta para o humorista.

Carro é furtado no bairro Manejo em Resende


Um furto de veículo que ocorreu em Resende foi registrado na madrugada de hoje (29) na 99ª Delegacia de Polícia, em Itatiaia.
De acordo com informações da polícia, Leonardo da Silva Coimbra disse em depoimento que havia estacionado o Voyage preto, placa  LTF-3049, por volta de meia noite e meia, na Avenida Ten. Cel. Adalberto Mendes, bairro Manejo, próximo ao Restaurante Celeiro.
Quando retornou, por volta das 3h, o carro já havia sido furtado.




BNDES poderá liberar verba para Museu de Arte Moderna de Resende

Créditos: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Pela primeira vez em sua história, o MAM (Museu de Arte Moderna) de Resende (foto) poderá receber uma verba significativa do Governo Federal. É que a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda teve seu projeto de revitalização do museu aprovado no edital de Preservação de Acervos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para receber recursos da ordem de R$ 865.936,00, sem contrapartida do Município. Segundo a diretora do MAM, Vanda Perantoni, o edital foi aberto em setembro do ano passado e o projeto foi selecionado entre 269 projetos de todo o Brasil. - Os projetos são divididos nas categorias de âncora (coletivo) e de individual. Resende ficou em sétimo lugar na categoria individual, junto com 22 projetos, passando na primeira etapa do cadastro reserva do banco. Para que a verba seja liberada, aguardamos a visita de uma comissão do BNDES, que realizará uma vistoria no MAM. Após o aval desta comissão, a verba será liberada num prazo de 24 meses, de acordo com as etapas previstas pelo projeto - explicou Vanda Perantoni. A diretora disse ainda que o projeto de revitalização prevê a implantação de toda infraestrutura museológica necessária, com a restauração do acervo do MAM, que conta com obras de Iberê Camargo, Tarsila do Amaral, Santa Rosa, Alberto da Veiga, Guinard, Lasar Segall e Clécio Penedo, entre outros trabalhos representativos de vários períodos da arte brasileira. - Além disso, os recursos também serão investidos na implantação de uma reserva técnica, que é um espaço para guardar o acervo não exposto em condições adequadas; na aquisição de equipamentos; na implantação de iluminação e segurança e na criação de um espaço destinado à exposição permanente das obras - detalhou Vanda.

sábado, 28 de maio de 2011

Mais de 1 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial




O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta quinta-feira (26) que 1,19 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial. O valor total disponível para saque é estimado em R$ 653,18 bilhões. O prazo para retirar o abono acaba no dia 30 de junho.
O benefício é pago a todos que trabalharam ao menos 30 dias entre junho de 2009 e 2010 e estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. O abono corresponde a um salário mínimo (R$ 545).
Mais de 17,3 milhões de pessoas já sacaram o benefício, o que representa 93% de cobertura e R$ 8,68 bilhões em benefícios pagos até 30 de abril. Cerca de 18,5 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono.
No período referente à 2009/2010, a taxa de cobertura foi 96,31% e no período anterior, 95,71%. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, até o fim do próximo mês a taxa de cobertura deverá chegar a quase 97%.
De acordo com o ministro, as pessoas costumam deixar para procurar as agências bancárias para sacar o benefício quando está perto de vender o prazo. “Acho que vamos chegar a 97% de cobertura e vamos bater novamente o recorde.”


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Feirão da Casa Própria já fechou mais de R$ 9 bi em negócios e supera resultados de 2010


A Caixa Econômica Federal divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (23), que a sétima edição do Feirão Caixa da Casa Própria, feita nos dois últimos fins de semana, já movimentou R$ 9,3 bilhões em negócios fechados nos stands da feira ou encaminhados para conclusão nas agências da instituição.
O valor supera os R$ 8,4 bilhões de financiamentos totais no feirão do ano passado, embora a venda concentrada de imóveis usados, novos e na planta ainda tenha duas etapas a serem realizadas: em Belém, de 3 a 5 de junho; e, em Florianópolis, no fim de semana seguinte.
O feirão deste ano começou no segundo fim de semana de maio, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Uberlândia. No outro fim de semana, dos dias 20 a 22, foi a vez das cidades de Brasília, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Campinas. Com exceção de São Paulo, onde o feirão durou quatro dias, nas demais cidades o funcionamento foi por três dias.
De acordo com números da Caixa, mais de 229 mil pessoas visitaram os locais de venda no último fim de semana, atraídos pelas facilidades de negociação, uma vez que os feirões reúnem em um mesmo local desde a construtora à corretagem, além de cartórios e dos técnicos da Caixa que providenciam simulações sobre os diferentes tipos de financiamento para fechar o negócio. Ao todo, o número de visitas ultrapassa 411 mil. 



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mulher é presa suspeita de prostituir filha por R$ 25 em Resende



   Policiais da 89ª DP (Resende) receberam uma denúncia anônima, na manhã de terça-feira  (24), informando que uma mulher estaria sentada numa calçada em frente a um hotel no Centro da cidade esperando que sua filha de 17 anos terminasse de fazer um programa com um homem, para que ela recebesse R$ 15 como pagamento.
   Antes de ir para o hotel, o homem teria pago R$ 10 para a menor, totalizando R$ 25 o preço.
   Os policiais foram até o local para checar as informações e encontraram a mulher sentada na calçada. Eles foram até o hotel e pediram para revistar o quarto de número 77, onde o homem teria se hospedado com a menor com o objetivo de manter relações sexuais.
   O supervisor do hotel, Cristiano Marques da Silva Fonseca, teria dito aos policiais que o homem se hospedou sozinho no quarto. Ainda assim, os agentes foram até o quarto e encontraram Edenilson Braz de toalha na cintura e a menor dentro de um banheiro.
   O supervisor do hotel, Edenilson Braz, a mãe da menor e a menor foram levados para a delegacia para prestar depoimento. Os dois homens e a mãe da adolescente ficaram detidos e vão responder de acordo com o artigo 218 do código penal, que prevê sanção para corrupção de menores.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mudança de nome de calçadão em Resende causa confusão na cidade

Créditos: Lúcia Pires


   Uma confusão entre os vereadores da Câmara Municipal de Resende está causando discórdia sem procedentes na cidade. É que há dois anos o ex-vereador e atual presidente do Partido Verde da região, Fernando Menandro, foi à Câmara pedir ao então presidente da Casa, Luiz Fernando de Oliveira Pedra (PV), para que a Avenida Nova Resende fosse rebatizada com o nome do comerciante e poeta resendense Elias Atta, falecido em março de 2007, aos 90 anos. 
   No último dia sete de abril, Pedra fez uma indicação verbal na Câmara sugerindo que o calçadão recentemente construído na Beira-rio, próximo à Avenida Nova Resende, fosse batizado com o nome de Elias Atta. Sua indicação foi aprovada por unanimidade. Para surpresa de todos, porém, no último dia três, o vereador Mirim (DEM), em conjunto com o atual presidente da Casa, Kiko Besouchet (PP), apresentou um projeto de lei dando ao mesmo local o nome de Calçadão Pastor Genecy Jardim Farizel, em homenagem a um pastor evangélico, falecido em outubro do ano passado, que fundou a Igreja Batista que fica próxima ao mesmo calçadão.

   Os moradores do Campos Elíseos, inconformados com a atitude dos parlamentares, se movimentaram em redes sociais como Facebook e Twitter - além de blogs - para discutir o tema. Muitos são a favor de que o nome seja o do poeta resendense, enquanto outros acham que, apesar do pastor só ter vindo para cidade na década de 1980, ele também é merecedor da homenagem, e ainda existem aqueles que defendem que os vereadores deveriam respeitar a ordem cronológica de suas próprias proposições.
   Para Menandro, a ordem cronológica das sugestões deveria ser respeitada, porque os dois candidatos são merecedores da homenagem e as famílias não deveriam passar pelo constrangimento de assistir seus entes queridos serem postos em dúvida quando ao merecimento.


- Quando o calçadão da Albino de Almeida recebeu o nome de José Sarkis, eu fui com a filha do Elias, a Eliane, até o vereador Pedra para pedir que ele fizesse essa homenagem ao pai dela porque ele foi um grande resendense. O parlamentar foi muito receptivo. Isso foi há dois anos, e naquela época não havia calçadão algum, então argumentei que o nome Nova Resende não queria dizer nada e que seria interessante rebatizar a avenida com o nome de uma pessoa que sempre amou o município e passou sua vida inteira aqui escrevendo lindos poemas para Resende. Quem teve o privilégio de conhecer Elias Atta sabe do que estou falando.

   O rio Paraíba do Sul passava pelo quintal da casa dele, e quando construíram a Avenida Nova Resende parte da área foi desapropriada. Ele nadava no rio, remava, criou seus filhos aqui, e além de tudo foi um grande poeta. O Pedra concordou com a nossa sugestão e ficou de apresentá-la na Câmara - explicou Menandro, que não deixou de elogiar Genecy.
- O pastor era uma pessoa doce, maravilhosa, ajudou muita gente, mas essa comparação está fora de questão. Ele veio para Resende na década de 1980. Conheço a história do Genecy também, mas acho que os vereadores deveriam respeitar a ordem cronológica. A indicação do nome do Elias Atta foi feita primeiro, isso deveria ser respeitado - defendeu.

Desconfiança


   Já de acordo com um morador do Campos Elíseos - que pediu para não ser identificado -, o resendense precisa parar e pensar o porquê dos vereadores terem proposto dois nomes para batizar um mesmo logradouro público.
- Acho que alguns vereadores, não todos, estão visando quem dá mais voto. Ano que vem teremos eleição, e quem dá mais voto? Os fiéis da igreja em que o pastor trabalhava ou os amigos do poeta? O que os vereadores não estão levando em consideração é que esse poeta era resendense e muito amado por todos. Isso é um desrespeito que estão fazendo não só com a família dele, porque a indicação do nome foi feita primeiro, como também para todos os resendenses nascidos aqui. Mas isso eles vão descobrir nas urnas - disse o indignado morador.


Resendenses entre a história e a religião

Elias Atta
   Nasceu em Resende em 1916, e contou a história da cidade através de suas poesias. Acompanhou o desenvolvimento do município, como quando a luz elétrica chegou a Resende. Casou e criou seus filhos no Campos Elíseos. Apesar de ter cursado somente até a quarta série primária, construiu sonetos de grande valor linguístico e que relatam a história da cidade que não está registrada nos livros de História.


Genecy Jardim Farizel 
 
   Lecionou no Instituto Batista Resendense e no Colégio Agulhas Negras. Teve seu trabalho junto à igreja e a comunidade reconhecido, recebendo homenagens e títulos como o de Cidadão Mageense (Magé-RJ) e Profissional Emérito, em Resende.  
   Atuou na Primeira Igreja Batista em Resende por 11 anos, além de ter dirigido outras - como a Igreja Batista Central de Resende -, e organizado a Igreja Batista do Parque Embaixador.
 



terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeitura abre inscrições para o Festival de Teatro 2011

Foto: Celso Sellmer

Começaram  as inscrições para o XI Festival de Teatro de Resende, cuja realização anual é da Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Grupos teatrais do Brasil e do exterior poderão se inscrever até o dia 31 deste mês, pessoalmente ou através de cartas endereçadas da seguinte forma: XI Festival de Teatro de Resende - Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117 – Centro – Resende – CEP. 27511-110. Na foto, uma das peças encenadas no ano passado. Além do preenchimento da ficha de inscrição, os interessados deverão apresentar informações técnicas sobre o grupo e a respeito do espetáculo que vão encenar durante o evento, entre elas sinopse, proposta de encenação, currículo, autorização do autor da peça ou da sociedade de direitos autorais, cópia do texto, fotografias do espetáculo, mapa de luz e do palco, críticas nominal de todos os integrantes e vídeo do espetáculo. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Resende, cujo endereço eletrônico é www.resende.rj.gov.br. Um dos grandes acontecimentos do gênero no interior fluminense, o Festival de Teatro acontecerá no Cine Vitória, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade. Entre os dias 28 e 30 de junho, a programação prevê o Encontro com Teatro Brasileiro, quando serão realizadas mesas redondas. A encenação dos espetáculos se inicia no dia 01 de julho e vai até o dia 10, sendo oito espetáculos para adultos, oito destinados ao público infantil, um espetáculo local (que pode ser para adultos ou crianças) e dois espetáculos convidados. A seleção das peças que participação do evento será feita por pessoas ligadas às artes cênicas, que avaliarão a criatividade e a qualidade técnica dos espetáculos. As peças escolhidas também vão ser relacionadas no site oficial da Prefeitura de Resende, a partir do dia 06 de junho. Os grupos escolhidos terão até o dia 13 de junho para confirmar a participação, através do preenchimento e do envio da ficha de confirmação. O presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, entende que a realização do Festival de Teatro no Cine Vitória reforçará ainda mais o projeto de resgate da memória do Centro Histórico de Resende desenvolvido pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). As obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho, a aquisição em definitivo do Cine Vitória pelo Município e a realização esta semana do projeto “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos”, que possibilitou a encenação de duas peças do escritor baiano, são lembrados pelo presidente da instituição “como três das ações que confirmam a determinação da Prefeitura em tornar cada vez mais realidade este objetivo”. - Ao mesmo tempo em que proporciona ao público o acesso a uma das manifestações culturais mais importantes, o teatro, este Festival mostra também o quanto o governo municipal está empenhado em assegurar a cultura popular como outro direito essencial para garantir condições de uma vida mais saudável aos moradores de Resende – disse André Whately. Outras informações a respeito do XI Festival de Teatro de Resende poderão ser obtidas pelo telefone (024) 3354-6933 ou por meio do endereço eletrônico fester.resende@yahoo.com.br.


Fonte: http://www.resende.rj.gov.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=4928