quinta-feira, 10 de novembro de 2011

‘PEDRAS NOS BOLSOS’ ESTREIA EM RESENDE! Espetáculo será encenado no Cine Vitória


A Prefeitura Municipal de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, recebe neste sábado, dia 12, às 20h, no Cine Vitória, a peça “Pedras nos Bolsos’; espetáculo contemplado pelo projeto Circuito das Artes, da Secretaria Estadual de Cultura, e que tem como objetivo principal, a difusão da arte no interior do Rio de Janeiro. Além da apresentação teatral, o grupo irá ministrar uma oficina para os atores da cidade, às 15h, no Teatro de Bolso. Os ingressos estão com preços populares. Inteira R$10,00 e meia a R$5,00(para estudantes e idosos). 
Vencedora de inúmeros prêmios na Europa e nos Estados Unidos, a comédia Pedras nos Bolsos da atriz e escritora irlandesa Marie Jones é um divertido e instigante jogo de cena que nos revela uma crítica ao mundo do cinema.  Com uma década de sucesso em Londres e inúmeras produções ao redor do mundo (inclusive na Broadway), o espetáculo teve uma curta e bem sucedida temporada no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, em 2010, com direção de David Herman e o elenco formado pelos atores Paulo Trajano e Luiz Furlanetto, indicado ao prêmio de melhor ator pelo APTRJ. Pedras nos Bolsos foi escolhida como uma das 10 melhores do ano pelo jornal O Globo
A ação de Pedras nos Bolsos se passa numa pequena vila no interior da Irlanda, onde um filme de Hollywood está sendo rodado. Recrutados como figurantes do filme, os moradores locais com suas histórias tornam-se os verdadeiros protagonistas da peça e aos estrangeiros cabe apenas o papel de coadjuvantes. Os figurantes Charlie e Jake vêem na indústria do cinema a possibilidade de ascensão social e financeira e acreditam que o estrelato é o caminho para a felicidade.
                De primeira, o que salta aos olhos é o seu espetacular jogo de atores. Quinze personagens são interpretados por apenas dois atores que se transfiguram em cena, sem tempo de trucagens, mudanças de figurino, caracterização, etc.. No golpe de um gesto, de uma voz, os personagens-atores apresentam suas facetas e virtuosismos. A montagem dirigida por Herman visa este lúdico jogo cênico das súbitas e constantes trocas de personagem como a base principal da sua expressividade.
A peça é uma contundente sátira do mundo do cinema. A dramaturgia oferece um incisivo comentário sobre a invasão hollywoodiana, a suscetibilidade e astúcia dos nativos e o desejo universal de curtir, mesmo por um instante, a luz dos holofotes. Mas, acima de tudo, a peça oferece um antídoto à massificante força da mídia, que quer “criar o homem à Sua própria imagem”, afirmando que as pequenas, porém autênticas histórias humanas, ainda podem ser contadas.

SOBRE A AUTORA

Nascida em uma família de classe trabalhadora protestante, Jones foi atriz durante vários anos antes de tornar-se escritora.
Uma das fundadoras da Companhia de Teatro Charabanc, composta só por mulheres e criada para ajudar a compensar a falta de papéis para as mulheres, a autora produziu uma série de trabalhos originais escritos de forma colaborativa. O primeiro trabalho do grupo, Lay Up Your Termina, sobre uma greve de meninas em uma fábrica nos início do século 20 foi um sucesso imediato. Ela permaneceu no grupo até 1990, quando saiu e fundou o grupo de teatro DubbelJoint.
Ela escreveu cinco peças para a Companhia de Teatro Replay, inclusive Sob o nariz de Napoleão (1988). A sua peça mais conhecida é Pedras nos Bolsos, sobre uma companhia de cinema de Hollywood que chega a um pequeno povoado irlandês para filmar e o impacto resultante disso sobre a comunidade. Essa peça foi encenada na Broadway, com aclamação da crítica.
Escreveu várias séries para o teatro e televisão, dentre os quais Tribes (1990), A Roda do Hamster (1991), Fighting the Shadows (1992), Wingnut e o Sprog (1994) e Uma Noite em Novembro (1994).
Com realizações em Londres e em Nova York, recentemente ela escreveu o texto para um novo musical, O Quarto Escolhido, realizado em Belfast, em agosto de 2008 no Youth Music Theatre: UK. O segundo ato desse musical foi escrito e encenado no ano seguinte, no mesmo local.
Prêmios
2002 | Premiada com a Ordem do Império Britânico (OBE).
2001 | Laurence Olivier Award para Melhor Comédia -
Pedras nos Bolsos (Stones in His Pockets);
2001 | John Hewitt Award - Prêmio de contribuição para a cultura,
a tradição e as artes na Irlanda do Norte;
1999 | Times irlandês / ESB Theatre Award de Melhor Produção;

O DIRETOR

Diretor e ator inglês, David Herman estudou em Nova York nos anos 70 sob a orientação de Sonia Moore com os livros The Stanislavski. Formado no System, Training an Actor e Stanislavski Today, apresentou ao teatro americano as últimas conclusões de Stanislavski, sobre seu método de interpretação para atores.
Em Nova York, ao concluir estudos no Sonia Moore Studio em 1974, passou a trabalhar como ator, no sistema de teatro de repertório e desempenhou vários papéis incluindo: The Man, em The Man with the Flower in his Mouth, (O Homem da Flor na Boca) de Luigi Pirandello, Tyrone em A Long Day’s Journey into Night (Longa Jornada Noite Adentro) de Eugene O’Neill, Jimmy Porter em Look Back in Anger, de John
Osborne, Gaev em The Cherry Orchard (O Cerejal) de Anton Tchekov. A partir de 1977, trabalhou como segundo diretor artístico do American Stanislavski Theatre, teatro de repertório dirigido por Sonia Moore.
Em 1978 representou o dissidente soviético Anatole Sharansky em A Cup of Fury (Uma Xícara de Fúria) montada pelo diretor russo, Lev Vainshtein, para o Henry Street Settlement Theater.
Começou sua carreira de diretor em 1979, quando foi convidado pela New York University a dirigir A Funny Thing Happened on The Way to The Forum, comédia musical, encerramento do curso de mestrado da NYU School of Education. Nos anos seguintes dirigiu as peças: My Room Off and On de Phil Demise, The Birthday Party (A Festa de Aniversário) de Harold Pinter, Guys and DolIs (musical), Brigadoon (musical)
e The Boys from Syracuse (musical) entre outras.
Lecionou em The New School for Social Reserch, New York University School of Education, The Sonia Moore, Studio, Adelphi University. Em 1979 fundou em Nova York sua própria escola, ENACT: School of the Theatre, que dirigiu até 1985.

SOBRE AS OFICINAS

Fazem parte do projeto oficinas gratuitas de interpretação e expressão corporal em cada uma das cidades. Serão abertas ao público e comandadas e organizadas pelos atores e David Herman, diretor da montagem brasileira. Acontecerão à tarde, no mesmo dia apresentação e com duração de 3h.
As oficinas difundirão o conhecimento e experiência de artes cênicas, colocando em contato com o aprendizado destas artes não só o público local em geral, mas também os interessados em seguir carreira no teatro.

FICHA TÉCNICA

Autor-Marie Jones
Tradução-Ana Luiza Martins Costa e Laura Ronai
Direção, Cenário e Trilha Sonora-David Herman
Assistente de direção-Daniel Santamaria
Atores-Luiz Furlanetto e Paulo Trajano
Figurino -Desirée Bastos
Programação visual-Rita Ariani
Iluminação-Wilson Reiz
Som-Daniel Santamaria
Produção Executiva-Rogério Correa
Idealização e Realização-Gustavo Ariani- 3Tempos Produções Culturais

SERVIÇO

Data: 12 de novembro, sábado,20h
Teatro: Cine Teatro Vitória - Rod. Presidente Dutra, KM 306 - Centro
Preço: R$10 inteira, e R$5 estudantes e idosos
Debate pós-espetáculo

Oficina: Gratuita

50 pessoas| Horário: 15h |Local: Teatro de Bolso  - Espaço Cultural Altamiro Pimenta, Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, Centro Histórico, Resende.


Nenhum comentário:

Postar um comentário